Tubos de condução galvanizados: o material certo para propriedades rurais

O avanço da tecnologia e o desenvolvimento da indústria do aço tem resultado em produtos cada vez melhores. E o uso e aplicação desses produtos não se resumem somente às empresas e ao meio urbano. Também existem ótimas soluções para as propriedades rurais.

É neste contexto que estão os tubos de condução galvanizados.

Eles são fabricados a partir de uma chapa soldada, o que permite formar o cilindro de aço. Como o próprio nome diz, esses tubos servem para a condução de fluidos, como água, ar, óleo e vapor. Os formatos podem variar, porém, o redondo é o mais utilizado. As espessuras e tamanhos também podem variar, de acordo com as necessidades apresentadas pelo cliente.

Entre as suas principais vantagens estão a durabilidade, versatilidade e custo-benefício. O grande diferencial do produto é a proteção contra a corrosão causada pela água ou umidade do ar. Os tubos recebem uma camada extra de proteção com material anticorrosivo (zinco): é justamente esse processo que chamamos de galvanização. Essa característica torna as manutenções mais espaçadas, diminuindo custos.

A fabricação tem uma particularidade. Os tubos podem passar pela galvanização a quente – galvanização total, por meio da imersão do produto em zinco, conforme as recomendações das normas NBR 5580 e NBR 5590 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), recomendado para condução de fluidos em geral, como água, óleos e ar condicionado – e galvanização a frio, em que o zinco é aplicado somente na parte externa. Os tubos de aço galvanizados dessa forma são indicados para estruturas metálicas, como andaimes e alambrados. Vale destacar que a fabricação dos tubos de aço galvanizados tem impactos mínimos sobre o meio ambiente.

Outras vantagens dos tubos de condução galvanizados são a facilidade para higienização, resistência ao fogo, leveza, sustentabilidade e possibilidade de reutilização. Em resumo, podemos dizer que esse produto representa eficiência e padrão de qualidade elevado.

Na área rural, os tubos de aço galvanizados podem ser utilizados de várias formas. Alguns exemplos são sistemas de irrigação, poços artesianos, compostagem, montagem de fluxo de água para abastecimento de bebedouros e projetos de irrigação.

Quem optou pelo uso deste material destaca as vantagens que ele apresenta. Proprietário de fazenda na região de Sete Lagoas, Sérgio André da Fonseca Xavier fala sobre o uso dos tubos de aço galvanizado na agropecuária. “Os tubos galvanizados são muito indicados pela durabilidade e não enferrujam em ambientes agressivos, como currais. O custo foi outro ponto que influenciou na aquisição”, comenta.

São vários os bons motivos para optar pelos tubos de aço galvanizado no meio rural. Além dos já citados ao longo do post, podemos falar também a facilidade de transporte de transporte e armazenamento, a capacidade de suportar produtos químicos, versatilidade, beleza estética devido ao brilho do material e o certificado de qualidade garantido pelas Soluções Usiminas. 

E você pode contar com a ajuda das Soluções Usiminas para essa finalidade. Além das dicas no blog, você pode falar conosco por mensagem no site ou via whatsapp.

Estamos prontos para receber sua mensagem e auxiliá-lo. Fale conosco agora mesmo!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: