Aço ou madeira: qual a melhor opção de estrutura para a sua obra

Apesar de incomum nas construções das grandes cidades brasileiras, em muitos locais é normal questionar-se sobre qual a melhor opção para estruturar uma casa, aço ou madeira? E para o telhado, a madeira é sempre a escolha ideal para o lar?

Os fatores climáticos e orçamentais são os pontos de maior peso nessa decisão. Ainda assim, não há muita clareza sobre quais características do material devem ser consideradas para escolher o que melhor se encaixa no seu tipo de empreitada. 

Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre esses tipos de estrutura e as diferenças entre os materiais.

Estrutura de madeira

O uso da madeira foi drasticamente reduzido em obras por não ser considerado um material sustentável. Porém, muitos acreditam na utilização da madeira certificada, que tem todas as licenças de extração em dia e, ainda, considera fatores da sua reposição nas florestas, respeitando o fluxo de retirada e plantio.

estrutura de madeira

Entre as vantagens de optar pela madeira nas construções está na sua flexibilidade altamente superior em relação ao concreto. Além disso, esse material proporciona bom isolamento térmico e acústico, o que promove um gasto menor com energia elétrica na edificação. 

Apesar dos vários benefícios dessa matéria-prima, algumas de suas desvantagens em obras são bastante pesarosas, como o ataque de insetos e fungos, que a destroem, exigindo manutenção e verificação constante. Ainda, a necessidade do tratamento antichamas da madeira e a dilatação do material graças à umidade.

Outro ponto de atenção é que a madeira é um recurso que pode apresentar variações entre as peças. Assim, muitas vigas, pelo seu tamanho, exigem o uso de uma árvore inteira e, encontrar mais partes que tenham a mesma metragem  pode ser algo trabalhoso e oneroso.

Estrutura de aço

O uso do aço para estruturar uma obra ainda é algo recente no Brasil, mas tem sido muito bem aceito nas novas empreitadas. A rapidez na instalação é um dos pontos de maior atenção para quem tem urgência na construção.

estrutura de aço

 

Ainda, por ser produzido nas fábricas e recebido pronto para a montagem, o desperdício do material é quase nulo. Em relação ao preço do aço, o cálculo tem ligação direta com o peso necessário. Quanto mais leve for a estrutura, mais em conta será sua aquisição.

As estruturas de aço, principalmente no telhado, pesam menos que a fundação da casa, já que as peças são mais leves que o concreto e a madeira e requerem apenas aparafusamento, soldagem ou arrebitamento para sua instalação.

Portanto, a opção em aço é a mais benéfica para o meio ambiente, pois, além de evitar o desmatamento, suas sobras pode ser reutilizadas em outros projetos para a casa. Contudo, assim como a madeira, ele também precisa de um revestimento extra para proteção contra a ferrugem, garantindo sua durabilidade estendida.

Entretanto, alguns materiais são vendidos galvanizados, o que impede a corrosão com o passar do tempo, tornando desnecessário o tratamento antiferrugem das peças.

Afinal, aço ou madeira?

Então, já se decidiu sobre qual a melhor opção para a sua obra: aço ou madeira? Em um rápido comparativo, considerando a durabilidade, necessidade de manutenção, agilidade de execução da construção, reutilização do material em projetos  futuros, qualidade e custo benefício, o aço seria a opção mais vantajosa. 

Mas a madeira, para muitos, oferece o toque de elegância, aconchego e sofisticação que um lar ou sala comercial precisam. Contudo, na estruturação de uma obra, o material pode ser deixado de lado e ser usado como opção decorativa em alguns detalhes ou no revestimento do piso e paredes do lugar.

Em nosso blog, temos muitos outros artigos relacionados ao uso do aço na decoração, construção ou reforma da sua casa. Visite nosso espaço de aprendizado e tenha ainda mais inspirações para os seus projetos.

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: