Estruturas de aço para projetos de arquitetura

Os europeus e norte-americanos já começaram a utilizar materiais metálicos para construir edifícios desde o século XVIII. Hoje, devido a diversas pesquisas e estudos, esse uso foi aperfeiçoado. O que viabilizou com que as estruturas de aço se consolidassem e se tornassem uma das melhores opções para projetos de arquitetura e urbanismo.

Isso se deve ao fato de que as estruturas de aço são muito versáteis, resistentes e duráveis. Além de conceder um melhor aproveitamento do espaço disponível, enriquecendo a estética e até possibilitando linhas ousadas.

Tendo isso em mente, selecionamos alguns dos principais usos das estruturas de aço na arquitetura. Conheça-os a seguir e veja como o aço pode ser determinante em um projeto.

Estruturas de aço para projetos de arquitetura

1. Aço exposto como diferencial estético

Não dá para falar das estruturas de aço para projetos de arquitetura sem citar a sua relevância visual. Isso porque, as estruturas de aço não só são capazes de deixar os ambientes mais amplos, como dão formas agradáveis.

Sejam com linhas retas ou curvas, o aço exposto demonstra robustez, sofisticação e elegância. Confira a seguir alguns projetos que demonstram um pouco de como o aço pode agregar valor estético a um projeto.

  1. Casa de Vidro
  2. Casa min/MAX
  3. Casa Galpão

2. Projetos em Steel frame

Steel frame, trata-se de um sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizado. O fechamento dessas estruturas é feito com placas que podem ser de:

  • madeira;
  • cimentícias;
  • painéis de alumínio composto; ou
  • drywall.

O steel frame pode ser utilizado em qualquer tipo de edificação. Inclusive, quando utilizados aços leves, é possível até construir prédios. Entre as suas vantagens, podemos citar

  • redução de custos;
  • maior produtividade; e
  • ganho de área.

A Escola Adventurous Global é um ótimo exemplo de projeto steel frame. O resultado final ficou tão inovador que não criou um espaço tradicional de aprendizado, mas um ambiente de aprendizado proativo. Em outras palavras, as crianças podem explorar novos usos a partir da ação nos espaços.

O sucesso arquitetônico do projeto foi tanto que o edifício também tornou-se um centro cultural e social. O que, por sua vez, atraiu uma série de voluntários que ajudaram a construir e também a lecionar na escola.

3. Estruturas de aço para coberturas

A estrutura de aço para sustentar as coberturas é mais leve do que a madeira, o que deixa a fundação menos sobrecarregada. Só por conta desse quesito, o aço passa a ser mais interessante em diversos projetos.

Considerando a sua versatilidade, a estrutura de aço permite ter mais opções de design. Sem citar a praticidade, pois todas as peças são cortadas direto da fábrica, de acordo com as dimensões definidas no projeto.

  • As possibilidades são diversas, desde a sustentação até as próprias telhas e cumeirasde um telhado.

Além dos projetos já citados, essa Casa Sustentável que fica pronta em 5 meses também demonstra o uso da estrutura de aço para sustentar as coberturas. No pergolado, por exemplo, a cobertura metálica traz placas de vidro com controle térmico. Não somente, faz uso de ripas compostas de um mix de plástico e madeira reciclados para filtrar o sol com um design encantador.

📖 Veja ainda: o uso do aço galvanizado para a construção de grandes obras.

Agora que você entende um pouco mais da relevância das estruturas de aço para projetos de arquitetura, faça ótimos projetos. Aqui na Soluções Usiminas você poderá encontrar diversas opções de itens em aço para a sua necessidade. Confira a nossa loja virtual!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: