Construção de galpões: escolha o tubo certo para a sua construção

A utilização de estruturas metálicas para a construção de galpões é uma prática recorrente em todo o mundo. A razão disso é a economia, versatilidade e durabilidade desse tipo de material. Contudo, é preciso escolher os itens adequados para cada tipo de projeto. Afinal, desde a escolha do tubo certo para a sua construção até a definição de fornecedor devem ser levadas em conta.

Desse modo, visando evitar possíveis retrabalhos e acréscimos de gastos por materiais inapropriados, selecionamos algumas dicas. Cada uma delas trata-se de uma orientação sobre o que não deve ser esquecido na hora da escolha do tubo certo para a sua construção. Conheça-as a seguir e garanta um projeto que atenda às suas expectativas.

Construção de galpões: escolha o tubo certo para a sua construção

Tipos de tubos metálicos

As estruturas metálicas para galpões podem servir para as mais diversas finalidades. Inclusive, os tubos metálicos podem variar o seu tipo e composição, aumentando ainda mais o leque de possibilidades.

Tendo em mente que cada um deles, veja a seguir quais são os seus tipos e aplicações.

1. Tubos Quadrados

Popularmente conhecidos como metalon, esse tipo de tubo tem diferentes aplicações. Como exemplo, podemos citar: indústrias de máquinas em geral, fundações, sustentação de coberturas e em aplicações que necessitem de materiais de alta resistência a esforços mecânicos.

Os tubos de aço quadrados podem ser fabricados com costura ou sem costura. Além disso, há modelos galvanizados que recebem uma camada de proteção de zinco. Isso, por sua vez, lhe concede uma alta resistência à corrosão atmosférica sem necessidade de outros revestimentos, como pintura.

2. Tubos Retangulares

Devido a sua forma geométrica, esse tipo de tubo é muito útil para a formação de vigas e colunas de sustentação. Outras aplicações frequentes podem ser em mezaninos, fundações e suportes para pisos de metal.

Assim como os tubos quadrados, eles podem ser galvanizados ou não, e serem feitos com ou sem costura.

3. Tubos Industriais Redondos

Os tubos redondos possuem costura longitudinal e podem ser soldados através de um processo de resistência elétrica de alta frequência. Por conta do seu formato cilíndrico, esse tipo de tubo é aplicado para a confecção de estruturas para:

  • andaimes;
  • corrimões de escadas;
  • usinagens;
  • condução de líquidos ou gases, e muitas outras aplicações.

Esse tipo de tubo também pode ser encontrado na versão galvanizada.

Estude o tipo de estrutura a ser construída

Conhecendo as particularidades de cada tubo, é importante avaliar qual será o estilo de estrutura que atenda à finalidade do galpão. Entre as mais procuradas do mercado, podemos destacar:

●     Galpão com uma ou duas águas

Esse tipo de galpão é formado por 02 peças simétricas em ângulo, cuja inclinação  pode variar de 5 a 15 graus. Esse formato é sustentado por sobre um sistema de terças, vigas ou tesouras.

O vão central bastante dilatado permite o aproveitamento de vários tipos de coberturas para proteção. Isso também possibilita estocagens ou montagem diversas, desde:

  • produtos agrícolas;
  • produtos industrializados;
  • estacionamentos;
  • centros de distribuição para artigos variados, etc.

A arrumação das águas na cobertura admite ainda que algumas lajes ou peças da manta sejam feitas de material translúcido. Desse modo é possível viabilizar a luz solar no interior. Fora a capacidade de criar aberturas para melhorar ainda mais a ventilação.

●     Galpão piramidal

A estrutura de suporte desse tipo de galpão é feita com sistemas tubulares ou chapas de ferro. Cada unidade pode ser interligada, com calhas e outros sistemas de encaixe, podendo formar grandes áreas moduladas.

Por conta disso, esse tipo de galpão é ideal para showrooms, eventos diversos e lançamentos de produtos.

●     Galpão shed

A cobertura shed é imprescindível para armazéns com produtos que dependem de refrigeração. Essa estrutura pode apresentar vãos simples ou múltiplos. Sendo que a sua cobertura é montada como se houvesse degraus.

●     Galpão em arco

Galpões desse tipo oferecem alguns diferenciais muito relevantes. Isso porque devido ao seu formato é possível garantir melhores soluções de climatização, condensação e acústica.

●     Galpões de dois pisos

Esse galpão se diferencia por ter um segundo andar, seja para um criar mezanino ou compartimento destacado. O que pode ser usado como:

  • escritórios;
  • espaço para vestiários;
  • lavatórios;
  • banheiros, entre outras aplicações.

📖 Conheça também: quais são as diferenças entre a chapa fina frio e fina quente.

Agora que você sabe como escolher o tubo certo para a sua construção, faça excelentes escolhas. Lembre-se, ainda, de repassar aos profissionais responsáveis para garantir um bom alinhamento na gestão de custos.

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: