Saiba como escolher o perfil de aço adequado para o seu projeto

Saber escolher o perfil de aço certo traz diversos benefícios para o seu projeto, que vão da otimização dos custos até à quantidade de material e durabilidade da estrutura.

Saber escolher o perfil de aço certo traz diversos benefícios para o seu projeto, que vão da otimização dos custos até à quantidade de material e durabilidade da estrutura.

Para que você acerte nessa decisão, recomendamos que seja verificado o peso que a peça deverá suportar, consumo do material e adequação estrutural.

Vale lembrar que qualquer projeto pode ser planejado com estrutura metálica, desde residências à edifícios e pontes. Com o dimensionamento correto para cada situação, todas as obras podem utilizar essa solução, como grandes edifícios, coberturas de estádios e ginásios poliesportivos.

E hoje, vamos falar mais sobre os tipos de perfis do E-commerce Mais Soluções Usiminas e conhecer alguns mitos e verdades sobre suas aplicações. Vamos conhecer?

O que é o perfil metálico em U?

Perfis são vigas metálicas bastante utilizadas na construção civil devido a sua facilidade de instalação, sua característica de leveza e resistência. Indicado para aplicações que necessitam de segurança e durabilidade.

No E-commerce Mais Soluções Usiminas, você encontra o formato da viga U com três variações:

Perfil U simples (US), muito usado para formar a estrutura metálica treliçada.

Perfil U enrijecido (UE), que conta com uma aba enrijecedora a mais, voltada para a parte interna, conhecida como “viga G”.

Perfil U Estrutural Simples, muito leves e resistentes.

Aplicações do Perfil U: Mitos e verdades

O perfil U está presente na grande maioria das edificações, geralmente sendo utilizado no sistema laje – viga – pilar com a finalidade de transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar, o que por sua vez apresentará mais segurança à obra.

Embora muitas de suas vantagens já sejam conhecidas – como ser um sistema construtivo mais rápido e com menor necessidade de mão de obra –, ainda se comenta muito sobre suas dificuldades de aplicação ou riscos de corrosão – mas a maioria dos relatos costuma ser infundado.

Pensando nisso, vamos saber mais sobre o que é mito e o que é verdade sobre as estruturas metálicas:

  1. O custo total da obra fica mais caro com estrutura metálica.

Mito. Não podemos olhar para o aço medindo apenas o custo do material. É preciso ir além. Existem muitos outros fatores que devem entrar nessa conta, como: a velocidade de execução e finalização da estrutura que é menor; redução de custos fixos; equipe de colaboradores mais enxuta e qualificada; e muito mais.

2. O conforto termoacústico é menor nas estruturas metálicas.

Mito. O conforto termoacústico não está relacionado à estrutura metálica sozinha, mas aos sistemas de fechamento que são utilizados. Não haverá desconforto em relação à temperatura ou propagação de sons e ruídos, se for utilizado materiais adequados nos fechamentos laterais, fechamentos internos e coberturas.

3. Estruturas de aço só são vantajosas para edificações altas.

Mito. A versatilidade e a produção industrializada de produtos em aço oferecem diversas vantagens para todos os tipos de construção. Atualmente, você pode montar sua casa, escritório, casa de campo, ou estabelecimento comercial com estruturas em aço pré-fabricada e modulares.

4. Estruturas metálicas podem ser instaladas e removidas com mais facilidade.

Verdade. O aço é um material leve e moldável, o que contribui para sua fixação na obra e redução do tempo de execução do projeto.

Perfis de aço U do E-commerce Mais Soluções Usiminas

As vigas ou perfis metálicos podem ter diferentes formatos, cujos contornos lembram letras do alfabeto, proporcionando mais praticidade na montagem. No E-commerce Mais Soluções Usiminas, o Perfil U (Viga U) de Aço possui alta inércia e resistência geométrica em função das abas inclinadas, otimizando seu projeto. 

Peça única, o produto é uma solução versátil para projetos que exigem maior firmeza e robustez, como:

  • Monovias;
  • Vigamentos;
  • Guias;
  • Escoramentos e outras estruturas de sustentação; 
  • Implementos agrícolas e rodoviários;
  • Componentes de base de máquinas;
  • Equipamentos de transporte;
  • Chassis de ônibus e caminhões.

Saiba mais sobre as características e vantagens dos perfis de aço do E-commerce Mais Soluções Usiminas: https://blog-solucoes.usiminas.com/como-evitar-erros-comuns-em-estruturas-metalicas/

Sobre o E-commerce Mais Soluções Usiminas

Desde a base estrutural metálica até o acabamento, temos tudo o que é preciso para uma obra segura, durável e modernaAqui no E-commerce Mais Soluções Usiminas, você encontra: perfis, chapas, tubos, telhas e cumeeiras. 

Tudo o que você precisa em um só lugar! Qualidade, preço e condições de pagamento que você só encontra aqui. Consulte nosso portfólio completo de produtos, com medidas e valores, em nossa plataforma de vendas on-line.

Visite nosso site e confira as novidades.

Siga também nossas redes sociais, todos os dias publicamos conteúdos e oportunidades para você aproveitar.

Instagram: @maissolucoesusiminas

Facebook: Mais Soluções Usiminas

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: