Como usar aço no dia a dia

O aço é uma liga de ferro e carbono, sendo esses dois elementos extraídos da natureza. Ele é um dos itens mais primordiais na economia nacional, principalmente por estar presente em nossas vidas de diferentes formas. Uma vez que também é possível usar aço em muitas aplicações.

As razões dessa gama de utilidades do aço se devem à sua versatilidade e resistência quando comparado a outros metais. Por isso, hoje, não dá para imaginar o mundo sem a presença do aço. Veja a seguir algumas das principais aplicações desse material no dia a dia.

Como usar aço no dia a dia   

1. A história do aço

O uso do aço tem a sua origem há mais de 4 mil anos, com o surgimento do ferro. Alguns dos primeiros registros e artefatos contendo o elemento foram encontrados no Egito, entre 2900 a.C. e 2600 a.C, provenientes de pedaços de meteoritos caídos do céu. Inclusive, essa foi a base para a etimologia da palavra “siderurgia”, cujo radical latino “sider” significa estrela ou astro. Quanto à fabricação do ferro, os registros demonstram início 2000 a.C., na Anatólia, também conhecida como Ásia Menor.

O ferro viabilizou muitas evoluções na sociedade, indo desde o desenvolvimento de novos utensílios à confecção de artigos bélicos. Com o tempo, novas técnicas foram surgindo e sendo aprimoradas, tornando o ferro cada vez mais rígido e resistente à corrosão.

Mas foi em 1856, que foi criado o processo de Bessemer. Esse foi o primeiro processo industrial de baixo custo para a produção em massa de aço a partir de ferro gusa fundido.

Sendo esse processo um marco que representa o nascimento da siderurgia moderna.

2. Formas de usar aço no dia a dia

Para entender como usar aço no dia a dia, precisamos entender como é a utilização das chapas de aço. Por isso, selecionamos cada um dos modelos de chapas e suas aplicações.

Chapa xadrez: por ser antiderrapante, geralmente são aplicadas em locais que exigem segurança, tais como escadas, degrau, patamar, rampas, bases para máquinas, pisos industriais, etc.

Chapa expandida: por ser rígida e perfurada é interessante como divisória para pisos, suporte para portões, tela de proteção, piso industrial e decoração.

Fina quente: por ter ótima resistência mecânica e ser contra corrosão, é muito viável para estampagens e tubulações.

Fina frio: devido ao seu acabamento, maleabilidade e resistência, é muito útil para a produção de produtos eletrodomésticos.

Galvanizada: muito versátil e resistente, é indicada para a fabricação de calhas, rufos e tubulações.

Inox: por não oxidar, é uma excelente opção para ser utilizada em equipamentos cirúrgicos, como coifas, formas, fornos, entre outros itens.

Galvalume: com vida útil de até quatro vezes maior que o aço galvanizado, é altamente usado em atmosferas mais úmidas. Entre as aplicações podemos citar desde itens e estruturas em indústrias até nos mais diversos usos na marinha.

📖 Saiba ainda: como utilizar o aço carbono na sua construção.

Como deu para notar, é comum usar aço no dia a dia, afinal ele está presente em praticamente tudo que utilizamos. Pois seja para estruturar, revestir ou complementar, o aço é um material extremamente útil.

Desse modo, se você precisar usar aço em chapa ou em outro formato, acesse o nosso e-commerce. Temos excelentes condições para o seu orçamento e objetivo. Não se esqueça de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos próximos conteúdos.

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: