Como evitar erros comuns em estruturas metálicas

Uma estrutura metálica terá passos executivos diferentes conforme o elemento estrutural a ser utilizado.

Uma estrutura metálica terá passos executivos diferentes conforme o elemento estrutural a ser utilizado. Logo, é de grande importância que o projeto estrutural para estruturas metálicas seja realizado com produtos de qualidade e por um profissional qualificado para a concepção de um correto dimensionamento e definição do aço a ser utilizado.

Listamos alguns erros mais comuns em projetos com estruturas de aço que podem gerar problemas em alguma parte do processo de fabricação ou montagem ou, até mesmo, durante a vida útil da estrutura. Além disso, vamos falar mais sobre perfil de aço U, um dos produtos vendidos pelo E-commerce Mais Soluções Usiminas que é bastante utilizado na Construção Civil.

Se você quer aprender mais sobre estruturas metálicas e evitar dores de cabeça futuras, aproveite as dicas da matéria de hoje! Vamos lá?

Vamos entender como é a execução

A execução da estrutura metálica consistirá na fixação das peças em aço entre si e com a infraestrutura (fundações). Dessa forma, todos os elementos, como estacas, perfis de aço ou mesmo as sapatas, deverão já ter sido devidamente locados, executados e estar prontos para servir de suporte.

Nas ligações, serão utilizados solda ou parafusos. Para vigas e pilares metálicos, não será necessário realizar cimbramento por longos períodos, mas estabilizar as peças até que fiquem adequadamente ligadas e em suas posições definitivas. Equipamentos de içamento, como gruas, serão usados nessa tarefa. Utiliza-se mão de obra especializada.

Para estruturas pequenas, como alguns tipos de mezaninos ou pérgolas, empresas de serralheria de pequeno porte podem vir a trabalhar com as peças sem utilizar equipamentos para içar, porém demandarão mais mão de obra para estabilização.

Saiba como evitar 5 erros mais comuns em estruturas metálicas

  1. Especificar corretamente o aço estrutural do projeto;
  2. Utilizar soldas eficientes;
  3. Executar uma boa infraestrutura de fundação;
  4. Alocar sapatas corretamente para fixação;
  5. Evitar deixar regiões que possam acumular sujeira e umidade na estrutura.

Perfil de Aço em U

As vigas ou perfis metálicos podem ter diferentes formatos, cujos contornos lembram letras do alfabeto, proporcionando mais praticidade na montagem. No E-commerce Mais Soluções Usiminas, você encontra o perfil de aço em U, usado principalmente para promover encaixes.

A principal função desse perfil é o enterçamento, seja para suporte de apoio, seja para receber coberturas e outros tipos de estruturas que serão fixadas nele. Essa peça metálica, normalmente, é utilizada em edificações que necessitam de grande resistência estrutural.

O que é o perfil metálico em U?

Perfis são conhecidos como vigas metálicas utilizadas em diversas aplicações, tanto na construção civil — em coberturas ou projetos com estruturas metálicas — quanto na área industrial.

O formato da viga U é um dos mais comuns, embora tenha duas variações:

A principal função do perfil US é o enterçamento, enquanto o perfil UE funciona como um suporte para apoio das telhas metálicas, além de atender a outras demandas no segmento de estruturas metálicas.

No E-commerce Mais Soluções Usiminas, você encontra três modelos de perfil, em diversas medidas:

1. Perfil de Aço U Enrijecido;

2. Perfil de Aço U Simples;

3.     Perfil de Aço U Estrutural Simples.

Quais são as diferenças de uso entre os tipos de perfis metálicos em U?

Os perfis de aço em U são um dos produtos mais utilizados na construção civil, devido a sua facilidade de instalação, sua característica de leveza e resistência. Indicado para aplicações que necessitam de segurança e durabilidade, esse perfil é uma das peças mais versáteis disponíveis.

A diferença básica do perfil de aço U enrijecido para o perfil U simples são as dobras internas na parte que fica aberta. Além disso, o modelo enrijecido é mais resistente, o que o torna ideal para grandes construções e projetos comerciais com estruturas pesadas.

As construções feitas com perfil U enrijecido, em comparação a outros materiais, oferecem redução de peso de até 1/3 das estruturas. Além disso, aumentam a produtividade em até 3 vezes, reduzindo custos com materiais, mão de obra e tempo.

Os Perfis U da Soluções Usiminas são perfis de baixo carbono e atendem a norma NBR 6355. Mas você pode usar nossos produtos, por exemplo, também para:

  • Fabricação de estruturas metálicas de galpões;
  • Montagem de telhados;
  • Fabricação de portões e grades;
  • Esquadrias;
  • Corrimão de escadas;
  • Sinalização de trânsito;
  • Reformas e projetos.

Os perfis de aço são também conhecidos como: perfil de aço carbono, perfil UDC, perfilado, perfil U dobrado, viga U, cantoneira U, viga dobrada, viga de chapa, viga para telha, perfil estrutural, terça enrijecida.

Vantagens da estrutura metálica

1.     Devido ao módulo de elasticidade do aço, a estrutura metálica pode ser projetada com seções mais esbeltas, melhorando o uso do espaço na edificação e reduzindo a carga sobre fundações, podendo gerar economia na construção.

2.     Os perfis metálicos do E-commerce Mais Soluções Usiminas são produzidos na indústria com rigorosos controles de qualidade e fabricação, o que garante maior controle, confiabilidade e padrão nas propriedades de cada seção. Isso se reflete em dimensionamentos com menor majoração, devido à incerteza da estrutura, se compararmos às peças em concreto armado.

3.     O padrão de acabamento é mais uniforme, permitindo, inclusive, aplicações comerciais com estrutura aparente, sem prejuízo na estética. Como exemplo, pode-se citar treliças de telhados em lojas, estacionamentos, supermercados etc.

4.     Canteiro de obras mais enxuto, com menor movimentação de materiais e construção mais limpa.

5.     Menor impacto ambiental. O aço é 100% reciclável.

6.     Em relação às estruturas em concreto armado, permitem maiores vãos livres, o que dá maior liberdade de uso do espaço.

Sobre o E-commerce Mais Soluções Usiminas

Desde a base estrutural metálica até o acabamento, temos tudo o que é preciso para uma obra segura, durável e moderna. Aqui no E-commerce Mais Soluções Usiminas, você encontra: perfis, chapas, tubos, telhas e cumeeiras. 

Tudo o que você precisa em um só lugar! Qualidade, preço e condições de pagamento que você só encontra aqui. Consulte nosso portfólio completo de produtos, com medidas e valores, em nossa plataforma de vendas on-line.

Visite nosso site e confira as novidades.

Siga também nossas redes sociais, todos os dias publicamos conteúdos e oportunidades para você aproveitar.

Instagram: @maissolucoesusiminas

Facebook: Mais Soluções Usiminas

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: