Chapas de Aço: como usá-las da melhor forma?

Pavimento feito de Chapa de aço piso/xadrez

Da construção civil ao design de interiores, da arquitetura à indústria automobilística, as chapas de aço são conhecidas pela versatilidade e alta qualidade que conferem aos produtos finais.

Elas têm como características principais a alta resistência, a durabilidade e o baixo custo, o que facilita o seu uso em projetos de forma mais simplificada, ágil e eficiente. Seja em construções ou na decoração de ambientes, as chapas de aço são peças que se tornaram essenciais para muitos projetos.

Mas você conhece os tipos de chapa e como usar cada um deles? A gente te conta um pouco mais sobre elas agora. Acompanhe!

Os tipos de chapas e seus usos

Assim como existem diversas formas de uso, as chapas se diferenciam de acordo com suas formas de produção e aplicações. No E-Commerce Mais Soluções Usiminas, você encontra essas diferentes opções para atender as necessidades do seu projeto.

Chapas de Aço Carbono

As chapas de aço carbono são divididas em nosso site em três tipos de produto: fina a frio, fina a quente e piso/xadrez.

As chapas laminadas a frio são mais usadas nas indústrias automotivas, de linhas branca e construção civil. Com propriedades mais resistentes e maleáveis, elas acabam tendo um acabamento atrativo para esses tipos de projetos.

Já as laminadas a quente são mais comuns em estruturas e aplicações gerais por apresentarem maiores resistências, boa conformidade e proteção contra efeitos da corrosão. 

Enquanto as chapas piso/xadrez são conhecidas por serem duráveis até mesmo em áreas expostas e têm como diferencial os relevos em sua superfície com atributos antiderrapantes. Por isso, são usadas em pisos, escadas e plataformas.

A chapa de aço piso/ xadrez, garante construções mais seguras cm sua característica antiderrapante

Chapas de Aço Galvanizadas

As peças de aço galvanizadas são caracterizadas pelo revestimento em zinco e a alta resistência, principalmente, em ambientes com potencial degradador como os de maresia. 

É muito comum o uso delas na confecção de portões de garagem, ar-condicionados, proteção de sistemas de isolamento térmico e acústico, fachadas, telhas e calhas, containers, entre outros.

Chapas SAC / Aço Patinável

Também conhecida como chapa Corten, as chapas de aço patinável são um tipo de produto altamente resistente à corrosão atmosférica, mais ainda do que o aço comum. Por isso, é muito usada em ambientes externos, como esculturas ao ar livre, fachadas de edificações, monumentos, pontes, entre outros.

Já nas aplicações internas, o aço patinável é uma opção para quem busca uma decoração diferenciada e com efeito rústico em escadas, painéis, portas e até mesmo alguns móveis.

Chapas Grossas

Como o próprio nome já deixa a entender, essas chapas são caracterizadas por terem maior espessura, que pode ir de 6 a 150 mm. Esses valores variam de acordo com a função que se espera dos produtos, garantindo ainda a durabilidade e resistência ideais para as diversas aplicações.

As chapas grossas são destinadas aos mercados de construção civil, naval, plataformas marítimas, fabricação de equipamentos industriais e de máquinas agrícolas ou outras aplicações que exigem excelente resistência ao desgaste.

Agora que você já sabe que as chapas de aço têm uma enorme variedade de aplicações e usos, que tal garantir as melhores para o seu projeto? Não importa a sua demanda ou quantidade exigida, a gente garante os produtos certos para você. Acesse agora o E-Commerce Mais Soluções Usiminas, conheça com mais detalhes as nossas chapas de aço e faça o seu pedido.

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: