Allen Roscoe apresenta vantagens da casa de aço

Em nosso blog, sempre apresentamos projetos inspiradores cuja utilização do aço é predominante e, quando o assunto é modernidade e inovação, os projetos e obras de Allen Roscoe são uma grande referência. O renomado arquiteto e engenheiro esteve presente no espaço do e-commerce Mais Soluções Usiminas, na Casa Cor 2021, e falou sobre as diferentes aplicabilidades e vantagens da utilização do aço em residências.

Assim como nós, Allen Roscoe é um entusiasta do aço. Seus projetos inovadores desafiam as formas e métodos de construção, tendo o aço como principal matéria-prima. “Uma das maiores vantagens do aço é sua flexibilidade, permitindo a criação de projetos arrojados, com designs modernos e inúmeros formatos. Ele também é resistente e sustentável. Estruturas em aço podem ser reaproveitadas, já que o material é 100% reciclável”, comenta.

Além de uma longa jornada profissional com projetos de estruturas metálicas, Roscoe atuou como serralheiro das obras do artista Amilcar de Castro, desenvolvendo as técnicas de execução de suas obras em aço tão reconhecidas no Brasil e no mundo. “Conheci Amilcar através da minha esposa, que é artista plástica, e acabamos ficando amigos”, lembra.

Inspiração arquitetônica

Um dos projetos mais marcantes de Allen Roscoe é a sua própria casa, um verdadeiro refúgio do arquiteto em Nova Lima, Minas Gerais. Segundo Roscoe, o projeto foi inicialmente pensado para ser a casa e ateliê do Amilcar de Castro. “Combinamos que eu faria duas casas no terreno. Uma para ele e outra para mim. Então, trabalhei num conceito mais aberto e amplo para a casa do Amilcar, para que suas esculturas pudessem ser abrigadas. Porém, ele gostou mais da casa menor, que seria a minha”, recorda.

Roscoe ficou com a casa galpão que conta com 350 m² de área construída. Foi nessa época que o arquiteto se familiarizou com o aço e apresentou diversas soluções para sua utilização em residências. “Naquela época eu me virava com o aço. Hoje, temos o e-commerce Mais Soluções Usiminas que já entrega as peças com o dimensionamento exato constante no projeto estrutural”, confirma.

Basicamente, a casa é uma estrutura independente com tubos e vigas treliçadas. Tanto as paredes quanto a cobertura foram executadas com peças inteiriças de telhas de aço galvanizadas. O isolamento térmico é assegurado nas paredes pelo emprego de colchões de ar e alvenaria fina, enquanto sob a superfície da cobertura foi utilizada lã de vidro.  

A casa ganhou a seguinte distribuição: térreo com estar, lavabo e espaço para oito jipes, mezanino com dormitório do casal, banheiro e subsolo com depósito, adega e cozinha, cuja ventilação se dá por um vão de apenas cinco centímetros entre a alvenaria e a laje.

Além do aço, uma das marcas dos projetos de Allen Roscoe é a utilização de materiais de demolição. É o caso do lavabo, cujas paredes foram revestidas com chapas litográficas usadas. Além disso, o porta-toalhas e o porta-papel são feitos com peças de corrimãos de ônibus. Ainda, o mezanino, com o piso do banheiro em chapas de aço revestido por borracha e paredes metálicas constituídas de embalagens utilizadas.

Confira mais algumas fotos do projeto e inspire-se!

Vantagens da casa de aço

Segundo o arquiteto e escultor, Allen Roscoe, são inúmeras as vantagens de se utilizar aço em residências, principalmente quando comparado ao concreto. Enumeramos aqui algumas delas:

  • Liberdade de criação nos projetos;
  • Custo reduzido;
  • Fácil manuseio;
  • Alta resistência;
  • Durabilidade;

Vale destacar que o e-commerce Mais Soluções Usiminas possui uma patente própria do famoso aço corten, conhecido na empresa pelo nome USI-SAC. Além de possuir uma aparência marcante e ser versátil, ele é altamente resistente à corrosão atmosférica. O USI-SAC é composto por uma liga de fósforo e silício, que normalmente são impurezas, mas que foram transformadas no próprio mecanismo de defesa do aço.

No nosso e-commerce, você encontra uma linha de produtos exclusiva de aço para seus projetos. Venha conferir nossas condições de pagamento e entrega.

Sobre o e-commerce Mais Soluções Usiminas

O E-commerce Mais Soluções Usiminas tem o compromisso de satisfazer as necessidades de seus clientes, oferecendo produtos e serviços que apresentam o mais alto padrão de qualidade. A empresa conta com uma estrutura que permite atender a empresas de portes e segmentos variados, de forma customizada. Clique aqui e surpreenda-se.

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: