A utilização do aço na arquitetura e na decoração – Dia Mundial da Arquitetura

A utilização do aço na arquitetura tem origem no século XVIII com a construção da ponte sobre o Rio Severn na Inglaterra em 1779. Hoje, por conta dos avanços das pesquisas, o seu uso foi aperfeiçoado. O que, por sua vez, viabilizou com que o aço se tornasse uma das melhores opções para projetos de arquitetura e urbanismo.

As razões por trás disso é que as estruturas de aço são muito versáteis, resistentes e duráveis. Além de conceder um melhor aproveitamento do espaço disponível, enriquecendo a estética e até possibilitando linhas ousadas.

Sabendo disso, para aproveitar o Dia Mundial da Arquitetura, reunimos para você alguns dos principais usos do aço na arquitetura e na decoração. Conheça-os e saiba como o aço pode ser o diferencial em um lindo projeto.

A utilização do aço na arquitetura e na decoração – Dia Mundial da Arquitetura

1. Aço para gerar amplitude

Aqui vão 4 exemplos de como as estruturas de aço permitem ambientes amplos e sem a necessidade de diversas divisões.

  1. Casa de Vidro
  2. Casa min/MAX
  3. Casa Galpão
  4. Casa em Hoi

Desse modo, o aço é interessante em projetos arquitetônicos cujo objetivo é criar um espaço com amplitude para ambientes conjugados. Lembrando que o aço também reduz consideravelmente o peso da estrutura, quando comparado aos métodos de alvenaria.

2. Aço para gerar formas únicas

Não dá pra fazer um conteúdo para o Dia Mundial da Arquitetura sem citar as curvas em um projeto. Apesar de lindas, elas são raras nas estruturas urbanas. Isso se deve ao fato de que as estruturas de alvenaria não são tão práticas neste quesito quanto às estruturas de aço.

Nesse sentido, confira um pouco da versatilidade de formas que o aço pode proporcionar.

  1. Casa Extraordinary Ordinary
  2. Cafeteria Birmingham e Mini Apartamento
  3. Arquitetura que não toca o chão
  4. Teatro Café

3. Aço para gerar texturas

As texturas também têm grande impacto em um projeto arquitetônico. Por isso, o aço se destaca com uma das melhores opções para gerar texturas e camadas.

Um tipo de aço que vem sendo muito utilizado para essa finalidade é o corten. Pois, além de ter uma textura particular, as cores desse tipo de aço também são incríveis. Outra vantagem do aço corten é a sua excelente durabilidade pois ele solta uma resina que protege a sua estrutura por muito tempo. E o melhor, sem precisar de pintura.

Confira alguns projetos que utilizam esse tipo de aço na arquitetura e decoração.

Casa Corten

Casa 538

Casa FY

Aproveite e leia também o conteúdo que falamos do engradamento metálico. Nele, você poderá conferir todos benefícios desse tipo de aplicação bem como a sua utilidade prática.

Agora que você conheceu mais sobre a relevância das estruturas de aço para projetos de arquitetura, esperamos ter lhe inspirado. E nada melhor do que aproveitar o Dia Mundial da Arquitetura do que valorizar bons projetos, não é verdade? Por isso, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares que gostam de arquitetura ou estejam planejando um novo projeto. Até mais.

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: