5 motivos para usar chapa de aço na construção civil

Na hora de definir os materiais utilizados em uma obra, alguns fatores são observados. A durabilidade e resistência, por exemplo, são características determinantes, bem como o peso, mobilidade e a estética. Justamente por observar cada uma dessas características, a chapa de aço vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil.

Isso se deve às características estruturais desse material que são realmente úteis para diversas aplicações. Por isso, selecionamos 5 motivos para usar chapa de aço na construção civil. Conheça-os a seguir e considere o quanto esse material pode ser relevante para o seu projeto. 

Aplicações das chapas de aço na construção civil

Quanto às aplicações das chapas de aço na construção civil, podemos elencar 2 focos principais:

  • nas edificações (onde a estrutura base é montada com componentes de aço);
  • na forma de armaduras, complementando a estrutura de concreto armado. Muito útil como reforço com chapas de aço nas estruturas de concreto armado. 

Grande parte das obras brasileiras possuem uma edificação com estruturas de concreto armado. Todavia, há um notável crescimento do uso das edificações de aço, principalmente por conta das suas vantagens estruturais e econômicas. Veja a seguir cada uma delas e saiba por que usar as chapas de aço na construção civil.

5 motivos para usar chapa de aço na construção civil

  1. Ótima durabilidade

A durabilidade do aço é um fator determinante na construção civil, sendo ainda mais eficiente que os materiais estruturais de alvenaria. Uma vez que as estruturas compostas de aço galvanizado, chegando a ter uma vida útil superior a 300 anos. 

  1. Facilmente reciclável

Como o aço é um material 100% reciclável, ele pode ser reciclado inúmeras vezes, sem alterar suas propriedades. Então, ainda que haja sobras na construção, o material não irá para o descarte, mas para as estações de reciclagem. 

  1. Reduz o entulho nas obras

Com a estruturação da obra com aço é possível tornar todo o projeto muito mais leve. Isso, no entanto, é capaz de reduzir grande parte da produção de entulho. Para se ter ideia, a geração de entulho nesse formato fica em torno de 1%. Já as obras tradicionais chegam facilmente a 25%.

  1. Alta resistência

As chapas de aço possuem uma enorme resistência à compressão e à torção. Além disso, conforme o tipo de aço escolhido, elas apresentam uma excelente resistência à corrosão, mesmo em diferentes atmosferas. Sem falar, é claro, na resistência ao fogo.

  1. Ótimo apelo estético 

Devido a capacidade estrutural de se moldar a diferentes objetivos, as chapas de aço garantem ótimo aspecto estético. Isso porque, devido a sua uniformidade e geometria, elas conferem um visual elegante e sofisticado a qualquer projeto.

📖 Conheça ainda: estruturas de aço para projetos de arquitetura.

Agora que você já conhece os motivos para usar chapa de aço na construção civil, faça uma excelente escolha. Como se pode notar, a praticidade, versatilidade e economia provocada pela aplicação desse tipo de material compensa o seu investimento. Portanto, acesse o nosso site para conhecer todos os tipos de chapas para o seu objetivo. Esperamos ter lhe auxiliado nesse projeto. Até mais!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: