Tendência industrial para a sua casa

Um dos estilos de decoração que mais vem ganhando destaque por sua beleza despojada é o estilo industrial. Com uma pegada voltada para a mistura do inacabado com o sofisticado, a tendência industrial quebra paradigmas. Isso porque, ela trouxe uma liberdade na decoração que, ao mesmo tempo, passa aconchego, personalidade e sofisticação.

Essa tendência industrial, tem origem no “boom” imobiliário da década de 1950, mais especificamente em Nova York. Na época, os aluguéis de apartamentos convencionais custavam até 10 vezes mais do que espaços comerciais e industriais. Por isso, não demorou muito para que as pessoas optassem por esses espaços criando os chamados Lofts.

A partir disso, a tendência industrial surge unindo características industriais com residenciais. Logo, as tubulações, fios ou vigas à mostra e paredes sem acabamentos são propositais e dão charme a esses espaços. Ao mesmo passo, a modernidade também é associada com móveis de aço com madeira e luminárias metálicas bem posicionadas.

Conheça a seguir algumas dicas do que não pode faltar em uma decoração baseada na tendência industrial.

Tendência industrial para a sua casa: o que não pode faltar?

1. Aço e madeira

O aço e a madeira são os elementos fundamentais em uma decoração que segue a tendência industrial.Eles costumam ser explorados principalmente no mobiliário, que também adotam a tendência minimalista e design geométrico.

Muito interessante para armários, balcões, estantes, mesas e cadeiras, esses móveis possuem muita durabilidade e qualidade. Inclusive, por conta dessas características, esses móveis são grandes responsáveis pelo retorno dessa tendência. Afinal de contas, a sofisticação de linhas únicas e excelentes acabamentos, é facilmente associada ao estilo industrial.

O aço também pode ser explorado no piso xadrez, visto a sua presença forte no chão de fábrica. O que favorece a identidade e beleza da decoração. Esse tipo de piso é comum em degraus ou para delimitar ambientes.

Veja também: como decorar o espaço de trabalho com aço.

2. Tijolos aparentes

Ainda que sejam em uma única parede ou, quem sabe, no teto, os tijolos aparentes são característicos da tendência industrial. Eles podem ser usados, sem restrição alguma, nos mais diferentes ambientes da casa.

Dentre as vantagens de se optar por esse tipo de decoração está a durabilidade, custo baixo, versatilidade, conforto térmico e isolamento acústico. Combinam com luminárias e peças de aço ou madeira e podem dar vida ao ambiente dependendo das cores do tijolinho.

Também é possível decorar utilizando papéis de parede que simulam o tijolo aparente. Nesse caso, você nem precisará reformar o ambiente para instalar essa decoração.

3. Amplitude

Espaços integrados e amplos, sem muitas paredes ou divisórias são características inerentes da tendência industrial.

Muitas vezes, apenas pelo fato do pé direito do ambiente ser alto e contar com janelas grandes a amplitude é valorizada. Do mesmo modo, os mezaninos e trilhos com spots também favorecem a profundidade do espaço e agregam na sensação de amplitude.

4. Tubulações aparentes

Por fim, não poderiam faltar as tubulações aparentes de aço. Elas também possuem a essência da tendência industrial e, quando estrategicamente instaladas, complementam bem a decoração. Elas podem exibir suas tonalidades naturais ou ainda associar outros tons como cobre e até cores vivas.

Para isso, você poderá contar comtubos industriais redondos ou, conforme a sua preferência, perfis de aço U, além de tubos quadrados e retangulares. Inclusive,optar por manter tubulações aparentes também é útil para reduzir custos de instalações. Até porque, não precisa quebrar a alvenaria ou fazer rebaixamentos para instalar e esconder a parte elétrica.

Agora que você sabe tudo que não pode faltar para seguir a tendência industrial, experimente-a. Há diversas formas para você fazer na sua casa ou, quem sabe, começar criar peças para comercializá-las. Tudo é bem intuitivo e simples de ser executado eo resultado final é sempre surpreendentemente elegante. 

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: