Tubos e estruturas em aço, como construir em menos tempo e com mais segurança

Tubos e estruturas em aço, como construir em menos tempo e com mais segurança

As estruturas em aço, como os tubos estruturais, geram diversos benefícios às indústrias e aplicações. Isso porque, esses materiais vêm se sobressaindo no desempenho, facilidade de instalação e economia. Consequentemente, torna-se uma excelente opção para projetos e obras de diferentes portes e exigências.

Considerando cada uma dessas possibilidades, neste post, selecionamos para você desde o que são tubos estruturais em aço até os seus benefícios e aplicações. Portanto, veja como esse material pode ser útil para seu projeto, economizando tempo e aumentando a segurança.

O que são os tubos estruturais?

Caracterizados pela versatilidade, leveza e resistência, tubos estruturais, como o seu nome sugere, são utilizados para formar estruturas. Com eles, é possível atender, de forma rentável, a altas demandas de cargas axiais, torção e efeitos combinados. 

Além disso, há diferentes formatos geométricos para tubos estruturais, que podem ser fabricados em seções quadradas, circulares, retangulares etc. 

Unindo tudo à versatilidade do aço, esses tubos atendem às inúmeras aplicações estruturais com excelente desempenho e custo-benefício. Afinal, também são resistentes à corrosão e capazes de suportar condições operacionais adversas. Garantindo, por sua vez, alta resistência, mesmo expostos às atmosferas industriais, urbanas, rurais e marinhas.

Quais os principais benefícios dos tubos estruturais em aço?

Confira, a seguir, cada uma de suas vantagens.

Alta resistência

Os tubos estruturais em aço têm uma enorme resistência à compressão e à torção. Além disso, conforme o tipo escolhido, eles apresentam também excelente resistência à corrosão, mesmo em diferentes atmosferas.

Ainda, os tubos estruturais são altamente resistentes ao fogo, possibilitando ainda mais segurança em comparação a outros materiais.

Ótimo apelo estético 

Devido aos diversos formatos, os tubos estruturais em aço garantem ótimo aspecto estético. Isso porque, devido à sua uniformidade e geometria, conferem um visual elegante e sofisticado a qualquer projeto.

Além disso, esse tipo de estrutura também viabiliza maiores vãos livres no ambiente, reduzindo, assim, o número de pilares. Portanto, contribui para aumentar a amplitude dos ambientes internos.

📖 Conheça, ainda: estruturas de aço para projetos de arquitetura.

Uniformidade

A uniformidade dos tubos estruturais em aço também garante ótimo desempenho mecânico. Uma vez que, as superfícies são totalmente lisas, sem quaisquer deformidades de ângulo. Do mesmo modo, desde a pintura até a sua manutenção são mais simples e duradouras.

Boa relação custo-benefício

A facilidade na utilização desse material é um grande ponto positivo. Isso porque, quando aplicado, chega a reduzir muito o prazo de construção, por exemplo. 

Logo, conforme o serviço é simplificado, os custos operacionais também são reduzidos, visto a diminuição dos materiais, profissionais, tempo de obra etc. Não somente, a manutenção também é simples e tem intervalos prolongados, reduzindo os gastos no longo prazo. 

Sustentabilidade

Considerado um dos materiais mais recicláveis do mercado, os produtos em aço também conseguem garantir bom desempenho no quesito sustentabilidade. Afinal, além de ser altamente durável e reaproveitável, não contribuem com a emissão de gases do efeito estufa.

Ainda, sem deixar de lado o fato que, ao utilizar estruturas em aço, colabora-se com a redução do desperdício. Para se ter ideia, a geração de resíduos na construção civil corresponde entre 41% a 70% do total de resíduos produzidos em ambientes urbanos. Por isso, alternativas como essa, que reduzem esses resíduos, são extremamente necessárias.

Quais as aplicações dos tubos estruturais em aço?

Devido às características dos tubos estruturais em aço, eles são amplamente aplicados tanto em obras de pequeno quanto grande porte, como: 

  • construções comerciais;
  • construções residenciais;
  • construção civil (pontes, torres de transmissão etc.);
  • indústria naval;
  • indústria automobilística;
  • instalações offshore e plataformas de petróleo;
  • estádios de futebol;
  • complexos esportivos;
  • fabricação de veículos rodoviários e ferroviários;
  • indústrias de construção em aço;
  • estruturas metálicas e coberturas, andaimes, colunas e estacas de fundação;
  • edificações industriais;
  • shopping centers;
  • aeroportos;
  • passarelas;
  • instalações de exposições;
  • galpões;
  • centros de distribuição;
  • obras de mobilidade urbana.

Agora que você já sabe tudo sobre tubos estruturais em aço, faça a escolha certa para o seu projeto. 

Em nossa loja virtual, você poderá encontrar tudo que precisa em relação às estruturas em aço. Inclusive, temos disponíveis diferentes tipos de tubos estruturais em aço, como: tubos redondos, quadrados, retangulares, de condução, oblongo, galvanizados etc. Vale a pena conferir!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: