Tubo de aço retangular: segurança e durabilidade

Os tubos de aço garantem estruturas leves, dinâmicas e resistentes. Isso sem falar no apelo estético e na facilidade de serem instalados nas construções. São diversas formas desses tubos como: o tubo de aço retangular, redondo e quadrado. Além disso, eles podem ou não serem galvanizados.

Portanto, considerando a diversidade dos modelos e benefícios, vale a pena conhecer um pouco mais sobre um modelo em específico. Conheça a seguir as características do tubo de aço retangular bem como as suas aplicações.

Propriedades do tubo de aço retangular

1. É resistente e durável

O tubo de aço retangular é um material forte, com excelente resistência à compressão e à torção. Justamente por conta disso, ele é utilizado para estruturar diversas obras e construções, com ótima capacidade de suportar esforços mecânicos.

Eles ainda são resistentes à ação do fogo, sendo mais seguros que outros materiais, como os perfis abertos. Inclusive, eles podem ser preenchidos por betão, para reforçar na prevenção de incêndios. Já a sua estabilidade frente às correntes de ar e de água, também garante proteção a qualquer tipo de projeto ou obra.

No que se refere a durabilidade, esse também é um fator característico desse material. Lembrando que a durabilidade do tubo de aço retangular é otimizada quando ele passa pelo processo de galvanização. Pois os tubos galvanizados recebem uma camada de proteção de zinco e com isso resistem à corrosão atmosférica sem necessidade de outros revestimentos, como pintura.

2. Tem uma excelente estética

O tubo de aço retangular tem um ótimo design e estrutura, valorizando o visual e a arquitetura de construções e projetos. No caso dos tubos de aço de carbono sem costura, a estrutura não conta com nenhum tipo de soldadura. O que, por sua vez, garante mais uniformidade e segurança para todo o resultado final.

Esse material também proporciona uma considerável redução de custos nos projetos. Isso acontece por conta das operações com essa estrutura serem mais facilitadas e, consequentemente, mais baratas. Até porque é um material leve e prático e garante uma ótima capacidade estrutural.

Para se ter uma ideia, os tubos já podem vir com medidas definidas e podem ser fornecidos com as extremidades preparadas para soldagem. Consequentemente, a sua montagem é simples e ágil, reduzindo o prazo de entrega do trabalho.

Sem falar, ainda, que o tubo de aço retangular é fácil de armazenar, podendo até mesmo ser empilhado em diversos blocos. Assim, você poderá aproveitar melhor o espaço da obra em que ele é utilizado.

3. É ecologicamente correto

Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro. O que reduz o custo de água e energia nos processos de extração do minério e produção do aço. Fora os possíveis impactos gerados direta ou indiretamente na extração.

Como o aço é um dos materiais mais recicláveis do país, ele torna-se ecologicamente correto quando produzido de forma responsável. Além disso, por ter uma montagem e desmontagem facilitada, o tubo de aço pode ser reutilizado em outras obras ou locais.

📖 Conheça também: a vantagem das telhas de aço em comparação aos outros tipos.

4. Tem uma ótima relação custo-benefício

Assim como os modelos quadrados e redondos, o tubo de aço retangular apresentam um ótimo custo-benefício. Até porque, como vimos anteriormente, os projetos podem ser agilizados o que pode reduzir muito o custo com a mão de obra. Lembrando, que são esses tubos são fabricados com uma matéria-prima que é mais econômica se comparada com outros materiais.

Por tudo isso, o tubo de aço retangular acaba sendo a melhor opção para inúmeras obras e projetos. Desse modo, esperamos ter lhe ajudado a conhecer um pouco mais sobre esse material. No nosso site é possível encontrar tanto o tubo de aço retangular comum quanto o galvanizado. Então, confira de perto o padrão de qualidade da Soluções Usiminas.

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: