Uma das grandes aplicações do aço na construção civil são chapas perfiladas de aço para fazerem a função de telhas nas coberturas. Visto que, por serem leves e resistentes, elas também são mais econômicas, o que também tem influenciado na popularidade.
Quanto ao seu uso, elas estão presentes tanto em coberturas de grande áreas, como galpões e ginásios, mas também em coberturas residenciais. Além disso, elas também podem oferecer certas características com suporte de outros materiais.
Contudo, uma das maiores dúvidas dos consumidores é sobre qual telha escolher: PVC, Fibrocimento, Cerâmicas ou Metálicas? Além disso, telha galvalume ou galvanizada?
Foi pensando em todas essas dúvidas que fizemos este conteúdo para você. Pois é preciso analisar as vantagens estruturais e financeiras para tomar uma boa decisão sobre os materiais de construção. Antes de irmos ao comparativo, conheça a seguir as principais características das telhas de aço Galvalume e Galvanizado.
Telha Galvalume ou Galvanizada: principais características
No Brasil, a cobertura Galvanizada é utilizada desde 1950 e até hoje é empregada nos mais diferentes empreendimentos. Indo desde estruturas mais pesadas, como galpões, fábricas e indústrias, até residências e obras de menor porte.
O Aço Galvanizado adiciona unicamente o zinco na sua camada superficial. Essa composição tem a função de adicionar resistência à corrosão e durabilidade em exposição ao tempo e intempéries. O que também garante, entre os benefícios da telha galvanizada, que ela não enferruje por anos, exigindo pouca manutenção.
Por conta dessa composição simples e objetiva, essas telhas adquirem vantagens consideráveis, sobretudo em relação à economia.
📖 Para informações ainda mais técnicas sobre as telhas de aço galvanizadas, sugerimos que consulte a NBR 14514:2008.
O aço Galvalume, no entanto, é um tipo de aço que possui outra composição. Isso porque trata-se de um revestimento que contém: alumínio, zinco, e silício. Essa composição, por sua vez, oferece uma performance semelhante ao aço Galvanizado.
Em outras palavras, ambas as telhas exigem pouca manutenção e têm uma ótima durabilidade.
Afinal, por que as telhas metálicas são melhores que as telhas de Cerâmica, Fibrocimento ou Plástico?
A começar pelas telhas Cerâmicas, elas são pesadas e frágeis. Logo, elas também precisam de uma estrutura muito reforçada para sustentar todo o peso. Vale destacar que essas telhas também absorvem um pouco de água e sua resistência ao vento e tempestades é mediana. Além do seu preço mais elevado em comparação a todas as outras.
Já as telhas de Plástico ou PVC, apesar de serem leves, elas pecam na durabilidade estética, pois amarelam com facilidade. Além de possuírem uma baixa resistência à intempéries.
As telhas de Fibrocimento, por sua vez, não têm uma estética atraente e são fabricadas com amianto. Esse material é considerado prejudicial à saúde. Como poderá levar anos para manifestar os primeiros sintomas prejudiciais, acaba não valendo o uso ou a experimentação do produto.
- Em contrapartida, as telhas metálicas são muito mais seguras, tanto na sua estrutura física quanto química.
Já as telhas de Aço possuem diversos formatos para atender as mais diferentes estruturas e inclinações. Além disso, elas podem variar conforme o material associado à elas, o que também amplia os seus benefícios.
As telhas sanduíche, por exemplo, oferecem as maiores vantagens para residências. Afinal, elas possuem isolamento térmico e acústico mais eficientes do que os outros tipos de telhas. No entanto, independente do material que acompanha as telhas metálicas, só pela estrutura de aço, elas já possuem vantagens consideráveis.
A durabilidade do aço é um bom destaque nesse sentido. O aço galvanizado, por exemplo, além de durável, é resistente ao clima e intempéries.
O seu custo-benefício, especialmente considerando fatores como manutenção, acaba sendo maior em comparação às outras telhas. Afinal, elas não apresentam o risco de quebrar ou desintegrar-se, além de não absorver a umidade e contar com um material 100% reciclável.
Para ter uma noção sobre a durabilidade das telhas metálicas, testes realizados nos EUA demonstraram que o aço galvanizado tem durabilidade de no mínimo 300 anos. É importante evidenciar que essas amostras do aço galvanizado também foram colocadas em ambientes mais agressivos. No entanto, ainda assim, a durabilidade continuou exigindo uma baixa manutenção.
Ofereça a melhor relação custo-benefício para seus clientes ou projetos!
Na hora de escolher a telha ideal, considere a melhor opção para a sua obra e investimento. Como apontamos neste conteúdo, as telhas metálicas possuem o melhor desempenho na construção civil.
Inclusive, você pode encontrar atelha Galvanizada para comprar no nosso e-commerce, que também contém outros itens em aço para atender os mais diversos segmentos do mercado.
📖 Veja ainda: como agilizar a sua obra usando aço.
Esperamos que com todas essas informações você consiga fazer uma boa escolha. Até mais!