Saiba como utilizar o aço carbono na sua construção

Um dos materiais mais importantes de uma obra é o aço carbono. Sabe o porquê? O aço carbono é base para diversas etapas em uma obra. Esse insumo possui alta resistência a tração e compressão, sendo o resultado da combinação de ferro e carbono.

Tendo em vista a relevância do aço carbono, selecionamos para você as principais informações desse material. Conheça a seguir, os tipos, as aplicações e as suas vantagens na construção civil.

Tipos de aço carbono

O aço carbono é de longe o mais produzido, constituindo cerca de 90% da produção mundial. Basicamente, há cinco variações de aço carbono, que são:

  • aço de alto carbono – acima de 0,50% até o limite de 2,11%;
  • aço de médio carbono – entre 0,20% e 0,49%;
  • aço de baixo carbono – entre 0,05% e 0,20%;
  • aço de carbono extra baixo – entre 0,015% e 0,05%;
  • aço de carbono ultra baixo – abaixo de 0,015%.

Somente quando essa porcentagem ultrapassa os 8%, o metal passa a se chamar de aço-liga.

Tipos de chapas de aço carbono

Nas obras, as chapas de aço carbono são utilizadas para inúmeras finalidades. NO entanto, há 4 tipos de chapas de aço carbono que merecem destaque:

  • Chapas xadrez: Por ser um piso antiderrapante, as chapas piso ou chapas xadrez são utilizadas em locais que exigem segurança, bem como: escadas, degraus, patamares, rampas, bases para máquinas, pisos industriais, etc.
  • Chapas laminadas fina a frio: Maleáveis e com acabamento diferenciado, as chapas laminadas a frio possuem boa resistência. São muito utilizadas em larga escala no segmento automotivo, na construção civil, linha branca, indústria moveleira, etc.
  • Chapas laminadas fina a quente: Disponíveis em várias dimensões e espessuras, as chapas laminadas a quente são utilizadas em larga escala na construção civil com aplicações estruturais, no segmento automotivo, linha branca, indústria moveleira, etc.
  • Chapas de aço grossa: Destinada às aplicações na qual é necessário excelente resistência ao desgaste, as chapas de aço grossa são muito utilizadas nos mercados de construção civil, construção naval, plataformas marítimas, torres eólicas, etc. Sendo utilizadas também em equipamentos industriais, tubos de grande diâmetro, equipamentos rodoviários, máquinas agrícolas, caldeiras e vasos de pressão e outros.

Aplicações na construção civil

Em rápido processo de expansão na utilização em obras, esse aço pode ser empregado de duas formas:

  • nas edificações (onde a estrutura base é montada com componentes de aço); ou
  • na forma de armaduras, complementando a estrutura de concreto armado.

Grande parte das obras brasileiras possuem uma edificação com estruturas de concreto armado. Todavia, há um notável crescimento do uso das edificações de aço, principalmente por conta das suas vantagens estruturais e econômicas.

📖 Veja também: as estruturas de aço para projetos de arquitetura.

Vantagens do aço carbono em uma construção

Quanto mais o aço carbono se faz presente em uma obra, mais eficaz essa obra se torna. Até porque, com uma estruturação de aço é possível obter os seguintes benefícios:

  1. Obras mais responsáveis com o meio ambiente. Pois, além do aço ser 100% reciclável, ele proporciona a redução da geração de entulho, comum em obras de alvenaria.
  1. Liberdade arquitetônica. Pois ele também viabiliza projetos mais ousados e de expressão arquitetônica marcante.
  1. Canteiro de obras mais organizado. Construções que utilizam o aço carbono como material estrutural permitem uma obra mais limpa e com menos entulho.
  1. Maior área útil. As seções dos pilares e vigas de aço são mais esbeltas do que as de concreto. Isso, por sua vez, aumenta o espaço interno e a área útil, sendo relevante para garagens, residências e espaços comerciais.
  1. Projetos mais flexíveis. Visto que as obras estruturadas com aço permitem uma fácil e ágil adaptação no caso de reformas e ampliações.
  1. Alívio de carga nas fundações. Por serem leves, as estruturas de aço chegam a reduzir 30% do custo das fundações.
  1. Compatibilidade com outros materiais. Uma vez que o aço carbono é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, seja vertical ou horizontal.

Considerando tudo isso, agora você já sabe o quanto o aço carbono é importante. Por isso, não deixe de compartilhar esse conteúdo, afinal, na hora de construir e reformar é sempre bom estar atento à qualidade dos materiais da obra. Além disso, siga as nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para ter acesso a mais conteúdos. Até o próximo artigo!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: