Estrutura de aço: porque a qualidade é importante na hora de construir?

estrutura de aço

O uso do aço na construção civil não é nenhuma grande novidade. Ainda no século XVIII, o material já aparecia entre os insumos de diversos projetos, principalmente em países da Europa e América do Norte. Mas foi a partir do século seguinte, com a criação do concreto armado, que estruturas de aço começaram a se difundir com mais força para o mundo todo – inclusive no Brasil.

Além de agilizar o tempo e diminuir os custos, o uso de estruturas de aço em construções dos mais diversos segmentos traz inúmeros benefícios para todo o projeto. Afinal, gastar menos e produzir mais rápido, garantindo a qualidade e segurança é o sonho de qualquer engenheiro.

O uso das estruturas de aço em construções civis

Precisão, qualidade e segurança. Estes são os três pilares que as estruturas de aço garantem nas construções. Tanto é que há muitos anos são usadas em projetos de grande porte, tendo a Torre Eiffel como um dos maiores exemplos: construído em 1889, o monumento de 300 metros de altura conta com mais de 18 mil peças de aço.

Além de monumentos, as estruturas de aço aparecem como peças fundamentais na construção de edifícios, residências, viadutos, pontes, centros comerciais, torres de transmissão, entre muitas outras.

Mas afinal, o que são essas estruturas de aço?

De forma simplificada, uma estrutura de aço é um tipo de sustentação composta por diversas peças e aplicada em diferentes etapas de uma construção. Dentre essas peças estão chapas, tubos, perfis e telhas de aço que já chegam aos canteiros de obras prontas para serem usadas e montadas.

E por essa característica, é muito importante garantir a qualidade de cada material e peça usado em sua obra. Saber de onde vem o aço, como elas são montadas e ter a garantia de qualidade que não colocará em risco a sua obra.

A usabilidade de algumas estruturas

Citamos alguns exemplos de estruturas de aço, mas agora queremos mostrar a usabilidade de algumas delas. E claro, trouxemos aqui alguns materiais que você encontra com a qualidade do aço Usiminas em nosso e-commerce.

A Cumeeira Galvanizada, por exemplo, é uma solução simples, eficaz e econômica para complemento de telhados. É resistente, leve e flexível para diversas usabilidades arquitetônicas.

Um dos produtos mais comuns são os Perfis de Aço. São facilmente instalados e, por serem leves e resistentes, aparecem em diversos tipos de estruturas que exigem maior segurança e durabilidade. 

Já os Tubos de Aço são peças com grande variedade de formatos e tipos, bastante comuns nas indústrias automotivas, moveleiras, serralheiras, de construção civil, entre muitas outras. Essa flexibilidade ajuda a atender de forma pontual demandas específicas e necessidades de cada projeto.


Esse são alguns exemplos comuns, mas no Mais Soluções Usiminas você encontra uma variedade de peças e estruturas de aço que vão atender o seu projeto. Clique aqui e confira o nosso portfólio!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: