Escada de aço: como escolher o modelo ideal

A escada de aço é uma alternativa para quem deseja criar um espaço moderno e único, independentemente do tamanho do cômodo ou da área externa da casa. As várias possibilidades de dobras e curvas do aço garantem modelos que complementam a decoração do lar e, ao mesmo tempo, a segurança que a força do material proporciona.

Para aqueles que ainda não se convenceram de que a escada de aço é a melhor opção para o seu projeto, neste post, listaremos as vantagens do uso desse material e, ainda, mostraremos várias inspirações de como escolher o tipo que melhor se adéqua ao seu espaço. Veja!

Vantagens em escolher uma escada de aço

A versatilidade do material é o grande destaque da escada de aço. Por ser dobrável e resistente, não depende de altura ou espaço determinado e pode ser colocado da maneira que melhor combinar com o estilo arquitetônico da casa ou área comercial. Mas mesmo que haja uma limitação, a peça facilmente pode se tornar um moderno elemento de decoração.

Ainda, as várias possibilidades de criar designs modernos não são as únicas vantagens da escada feita de aço, já que o material oferece muitas outras facilidades e, principalmente, economia durante sua vida útil, por exemplo:

  • o material é reciclável;
  • resiste à corrosão, mesmo após anos de uso;
  • resiste a altas e baixas temperaturas;
  • é fácil e rápida a limpeza;
  • não acumula sujeira, evitando o desgaste com limpeza;
  • tem necessidade e custos baixos de manutenção com o passar do tempo;
  • material leve;
  • altamente durável.

Modelos para inspirar você

Os modelos mais comuns são os modelos retos, em L, U ou caracol. Mas apesar de serem os mais usuais, nem por isso, são menos bonitos ou modernos. 

Além disso, os degraus podem ser o toque de modernidade que o seu espaço precisava. Prendendo-os à parede, é possível dobrar o aço em formatos geométricos muito interessantes, como triângulos invertidos ou caixas retangulares. Fica incrível!

Ainda, a maneira como as escadas serão instaladas também pode dar toques incríveis para a decoração. Não é necessário que a escada tenha um formato inovador, mas é possível, por exemplo, suspendê-la por fios de cabo de aço.

Um outro modelo simples, mas super interessante para quem é fã do estilo industrial dentro de casa é a escada com chapa furada. Ao contrário do que possa parecer, a resistência do material, mesmo depois de perfurado, continua alta. Porém, é necessário tomar cuidado ao pisar com sapatos de salto fino, ou seja, esse é um modelo mais indicado para ambientes em que as pessoas estejam mais a vontade e seguras.

Área interna e externa

Escadas de aço podem ser usadas em áreas externas, internas de casas ou espaços comerciais, além de piscinas, barcos e locais com contato direto com a alta umidade. Desde que receba uma camada de proteção contra a corrosão, o aço pode ser assentando em qualquer região, independentemente de suas condições climáticas.

Segurança das escadas de aço

Desde que o cuidado tenha sido uma preocupação desde o início do projeto, a escada de aço é muito segura. Não apenas por suas condições de alta resistência, mas pela possibilidade de, facilmente, optar por um material antiderrapante.

Além disso, o corrimão será o elemento-chave na segurança da escada, principalmente se também for feito de aço.

Combinando o aço com outros materiais

Combinar materiais pode dar o toque de elegância que você busca, mas acreditava não encontrar no aço. A estrutura da escada pode contar com a resistência do aço e, ainda, receber peças de madeira ou granito para os degraus. 

Além disso, é possível ter os degraus em aço com o corrimão de madeira ou um parapeito de vidro. Basta deixar a criatividade rolar e aliá-la ao bom gosto para ter ambientes com matérias-primas mistas que se complementam e deixam o ambiente super agradável.

Conhece um serralheiro de confiança que pode fazer a escada de aço dos seus sonhos? Temos exatamente o material que ele vai precisar. Basta clicar aqui e conhecer nossa plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Aproveite!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: