Aço como matéria-prima para estruturas de segurança em grandes plantas

Aço como matéria-prima para estruturas de segurança em grandes plantas

O uso do aço na construção civil é muito frequente e foi responsável por grandes avanços. Isso porque, com esse material, foi possível melhorar o desempenho e a segurança das obras, desde a estrutura até o operacional. Por isso, vale a pena conhecer o aço como matéria-prima para estruturas de segurança em grandes plantas.

Neste post, você entenderá como o aço pode aumentar a segurança em uma obra e saberá quais aparelhos de aço garantem a segurança. Portanto, confira, a seguir, mais detalhes do potencial desse material para grandes obras.

Aço como material estrutural

O Brasil é um dos 10 maiores produtores de aço do mundo. Logo, a viabilidade desse produto é algo que deve ser considerado. Mas não é esse o principal motivo do aço ser frequentemente usado para estruturar grandes plantas. 

Na verdade, isso se deve ao fato da capacidade, resistência e performance que o aço viabiliza ao projeto. Já que tudo isso conta na hora de cogitar estruturas seguras, duradouras e com excelentes acabamentos. 

Nesse sentido, outro fator importante é o peso que a estrutura deverá aguentar, como medida de segurança para todos. Uma vez que as estruturas em aço podem reduzir grandes volumes de alvenaria. 

Ainda, sem falar que é um material que quase não exige manutenção. Além disso, tem um manejo simples e eficiente. Ademais, o uso das estruturas metálicas garante uma obra mais limpa e sustentável. O que também traz segurança ao meio ambiente.

Por fim, vale ressaltar que, segundo o consultor do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA): “Mesmo sem qualquer revestimento contra as chamas e dependendo de fatores como carga de incêndio e ventilação, há estruturas de aço que suportam o fogo”. O que demonstra ainda mais o potencial de segurança do aço como matéria-prima para estruturas de segurança em grandes plantas.

📖 Conheça também: o engradamento metálico e seus benefícios.

O aço em elevadores para transporte de materiais

Em grandes projetos, a mobilidade dos materiais também deve ser observada, para garantir uma obra mais rápida e segura. Até porque, há várias problemáticas e acidentes que podem acontecer devido ao transporte de materiais na força bruta. Assim, uma das exigências comuns é proibir o uso de elevadores de transporte de pessoas para transportar materiais. 

Por isso, uma grande ferramenta para melhorar essa função são os elevadores para transporte de materiais. Nesse sentido, o aço é matéria-prima para esse equipamento, viabilizando que essa máquina seja capaz de suportar cargas elevadas.

Aço para andaimes de alta qualidade

Existem diversas variedades de andaimes no mercado, porém, a grande maioria, trata-se de estruturas de aço. Esse tipo de equipamento permite que as equipes consigam trabalhar em pontos altos de maneira segura.Uma vez que o aço é um material extremamente resistente, mesmo em intempéries. 

Então, seja para instalar janelas, telhados ou quaisquer outras atividades em lugares altos, os andaimes de aço são excelentes ferramentas. 

Agora que você conhece o aço como matéria-prima para estruturas de segurança em grandes plantas, evite riscos. Com o aço, você pode aumentar o desempenho da sua obra, da estrutura à mão de obra. 

Em nosso e-commerce temos tudo o que você precisa. Vale a pena acessar para conferir!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: