Calhas e rufos de aço são essenciais em projetos de construção

Rufos e calhas de chapa de aço galvanizada oferecem uma ótima impermeabilização, segurança e elevado padrão de acabamento para edificações residenciais, comerciais e industriais.

Rufos e calhas de chapa de aço galvanizada oferecem uma ótima impermeabilização, segurança e elevado padrão de acabamento para edificações residenciais, comerciais e industriais. 

Esses materiais de construção são recomendados para o escoamento de água, evitando que ela se acumule e cause possíveis intercorrências que possam prejudicar a estrutura, como infiltrações, mofo nas paredes e erosão no terreno. 

Quer entender a diferença entre Rufos e Calhas? Continue lendo esta matéria. 

Diferença entre calhas e rufos

Os rufos são chapas metálicas moldadas e fixadas em locais específicos, como por exemplo, na divisão das telhas, muros e juntas entre telhado e parede. Eles podem ser encontrados em modelos diferentes. Os mais comuns são o pingadeira (que serve para desviar a água da chuva, impedindo que ela escorra ao longo da parede), o capa (as pingadeiras são dos dois lados), e o externo e interno (colocados entre os pontos de encontro de paredes e telhados).

A calha é uma espécie de canal responsável pela coleta da água da chuva que escorre de telhados e terraços. Ela é importante para captar essa água e conduzi-la para um local adequado (podendo ser armazenada e reutilizada), evitando danos às estruturas. A calha varia conforme o comprimento da estrutura do local, a queda de água e o formato de telha.

Qual é a importância das calhas e rufos?

As calhas e os rufos são elementos essenciais em qualquer projeto de construção. Eles servem para impedir que a água infiltre nas paredes e muros, evitando problemas futuros com infiltração, rachaduras e erosão do terreno.

As calhas e rufos de aço galvanizados são materiais de construção versáteis, já que podem ser utilizados em casas, estabelecimentos comerciais e industriais. Além de serem bastante resistentes, têm um ótimo custo-benefício e são de fácil manutenção.

Vantagens de utilizar a chapa de aço galvanizada na estrutura?

O que torna a chapa de aço galvanizada especial é principalmente sua metodologia de fabricação. A peça é enriquecida por zinco, em um processo químico conhecido como galvanização. O processo de zincagem proporciona às peças uma maior resistência contra a corrosão. 

As chapas de aço galvanizadas da Usiminas são soluções eficientes, versáteis e duráveis para a produção de calhas e rufos.

Conheça as principais vantagens da nossa chapa de aço galvanizada:

Versatilidade: O aço é uma matéria-prima muito flexível, podendo ser moldada como você desejar. 

Tempo de obra: O uso do aço pode reduzir em até 50% o prazo de entrega. 

Resistência e durabilidade: Nossas chapas seguem rigorosos processos de fabricação e as principais normas de certificações

Leve e de fácil manuseio: Por ser uma matéria-prima leve, a montagem pode ser executada com grande rapidez e com pouca mão-de-obra

Em nosso site, você encontra chapas certificadas e em diversas espessuras e tamanhos. Conte sempre com o nosso aço para o sucesso do seu projeto! Visite nosso site e confira as novidades.

Siga também nossas redes sociais, todos os dias publicamos conteúdos e oportunidades para você aproveitar.

Instagram: @maissolucoesusiminas

Facebook: Mais Soluções Usiminas

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: