Maneiras criativas para usar a chapa de aço

Maneiras criativas para usar a chapa de aço

As chapas de aço são materiais extremamente versáteis por serem úteis para diferentes funções. Dependendo do seu objetivo, podem ser utilizadas para criar estruturas ou mesmo revestir ambientes internos.

A vantagem da chapa de aço para esses fins é que, além de ser versátil, trata-se de um material altamente durável. Até porque, por conta da sua composição, ela preserva suas características por muito tempo, garantindo segurança e resistência. 

Para se ter ideia da performance, elas podem ser aplicadas até em ambientes com alta umidade, como banheiros e cozinhas, e lugares com alta umidade, desde que aplicados os devidos revestimentos para evitar corrosão ou adquirindo-as já revestidas (aço galvanizado)

Tendo em vista essas características da chapa de aço, neste post, selecionamos opções e maneiras criativas para usá-las. Conheça cada uma delas e experimente a que mais lhe interessar.

Revestimento interno

Por conta do preço, praticidade e durabilidade, uma das maneiras criativas para usar a chapa de aço é como revestimento. O aço é um material com visual sofisticado, por isso, utilizá-lo nos revestimentos internos é uma excelente opção. 

Outra vantagem é que as chapas de aço podem ser higienizadas sem dificuldade, garantindo muita eficiência na hora da faxina. 

Molduras e Quadros

Outra forma de se aproveitar uma chapa de aço é criando molduras para fotos e quadros de recados. Esse tipo de material é comercializado em papelarias, mas se você tem interesse, dá para fazer com mais precisão. Inclusive, mandar fazer o item pode sair bem mais em conta do que comprar pronto.

Estantes 

Estantes são móveis que fazem a diferença no visual e organização de um ambiente. Nesse sentido, a chapa de aço pode cair muito bem, já que podemos utilizá-la para estruturar todo o móvel. Não somente, é possível combinar com madeira, criando um visual mais contemporâneo, ou em chapa única, moldada somente com dobras.

Mas para fazer um móvel assim,vale a pena procurar umaempresa especializada em corte e dobra de chapas. Dessa forma, você conseguirá muita precisão e, ainda, assegurará uma excelente relação custo-benefício. Todavia, caso tenha o equipamento e domínio, também dá para fazer e economizar ainda mais.

Bancos 

Ainda por meio de dobras em uma chapa de aço, é possível fazer um móvel super simples, aconchegante e bonito. Com uma única peça dá para moldar um lindo banco, criando desde os pés até o encosto. 

Além disso, você pode pintá-lo da cor que preferir para combinar ainda mais com a sua mobília e estilo. 

📖 Veja também: o que não pode faltar em uma casa inspirada na tendência industrial.

Bancadas e Aparadores  

Tanto bancadas quanto aparadores podem ser feitos com chapas de aço. Além disso, acabam se tornando peças muito modernas, práticas, fáceis de limpar e acessíveis para mandar fazer.

Nesse caso, você também precisará de dobras ou cortes na chapa de aço, contudo, nada extremamente complexo. Lembrando que a base pode ser de outro material ou da própria chapa. 

Como vimos, o aço pode ser utilizado de diversas maneiras, porém é importante ressaltar que se exposto às condições do ambiente, deve ser revestido com camada protetora, seja tinta, revestimento galvanizado ou outro tipo.

Agora que você conheceu cada uma dessas maneiras criativas para usar a chapa de aço, aproveite a versatilidade desse material. Até porque, é possível deixar a sua casa ainda mais linda com esses projetos práticos e cheios de estilo. Além disso, você pode encontrar todas as chapas que precisa em nossa loja virtual. Vale a pena conferir!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: