Como construir um telhado: dicas profissionais para realizar essa obra

Chafu, caibro, perdural, empena, linha, ripa, cumeeira, apoio. Todos esses termos fazem parte do contexto quando o assunto é a construção de um telhado. Mais do que uma simples cobertura da edificação contra intempéries, o telhado também valoriza a arquitetura da construção e contribui com a climatização e ambientação do espaço interno. Pelo que foi citado aqui e por sua importância, a construção de um telhado exige estudo, planejamento, contratação de profissionais especializados e aquisição de materiais adequados e de qualidade. O objetivo desse post é apresentar um passo a passo com informações e dicas profissionais para que você não tenha dificuldades ao chegar nesta etapa da construção.

Primeiro, é bom explicar um pouco sobre a estrutura: o telhado é feito de uma combinação de peças, responsáveis por dar firmeza e sustentação. Cada parte desse quebra-cabeça deve ser bem feita, para evitar diferenças, e num último nível, as improvisações sem base técnica, popularmente chamadas de “gambiarras”, algo que pode comprometer a estrutura do imóvel. Dividimos as dicas em tópicos, para facilitar o entendimento sobre cada etapa. Confira:

*Projeto

Além de oferecer proteção ao imóvel, o que mais você espera do telhado? Responder essa pergunta é importante para definir que tipo de cobertura a construção vai receber. O telhado vai servir somente para captação de água pluvial? É uma estrutura que terá design diferenciado? Detalhar o que você espera, no projeto, é o primeiro passo;

*Orçamento

O primeiro passo é colocar todos os gastos no papel. É necessário levar em conta os custos com mão de obra – os profissionais responsáveis pela obra – e com o material. Pesquise em depósitos e lojas que dão desconto em compras de maior volume. Isso permite que você não faça gastos muito além do planejado;

*Escolha e compra do material

Outra etapa importantíssima. O ideal é fazer uma pesquisa detalhada dos produtos que atendam o projeto e tenham bom custo-benefício. Algumas características são fundamentais. O material usado na construção do telhado deve ser leve, impermeável, resistente, durável e de fácil manutenção. O engenheiro Humberto Napoli Bellei, especialista de planejamento comercial da Soluções Usiminas, fala sobre o uso do aço em coberturas. “O setor de construção civil é um importante segmento onde o aço está ampliando sua participação como elemento construtivo. Os tipos mais usados são o SAC e o material galvanizado. Algumas de suas vantagens são a sustentabilidade e baixo custo de manutenção”, destaca. A durabilidade do material galvanizado pode chegar a mais de 50 anos.

As telhas da Soluções Usiminas são projetadas nos tamanhos ideias de telhados, nas medidas de 3,4,5 e 6 metros.

De acordo com o especialista, o aço pode ser utilizado com qualquer tipo de solução de cobertura ou inclinação. O material pode ser parafusado ou soldado, além da possibilidade de ser cortado na fábrica ou no local da obra. São peças leves e de fácil manuseio.

As telhas da Soluções Usiminas são projetadas nos tamanhos ideias de telhados, nas medidas de 3,4,5 e 6 metros.

As espessuras das peças podem variar entre 1,25 mm e 3,0 mm e tem peso entre 5,0 kg/m2 a 12,0 kg/m2. Os perfis U e U enrijecido são os mais comuns para fazer a estrutura de sustentação. Essas bitolas tem as medidas 75×40 e 100x40x15, respectivamente.

O aço permite o encaixe em vários fácil em vários tipos de telhas e também pode ser usado como suporte de placas solares. A precisão é um elemento fundamental: cada peça é produzida de maneira milimétrica, o que evita erros e sobras.

Outro ponto importante que deve ser destacado: com a estrutura de aço, a execução da obra pode ser até três vezes mais rápida. Aqui você tem acesso aos manuais de aplicação de aço CBCA. E nesse link tem mais dicas sobre o uso do aço em construções.

*Execução

Na hora de executar a obra, o ideal é contar com profissionais especializados para isso. O telhadista é o profissional específico dessa área. Se você não encontrar em sua cidade, um pedreiro experiente é capaz de realizar esse serviço.

—-

Como destacamos nesse post, a construção de um telhado não é tarefa complexa. Desde que haja planejamento, o uso de materiais de qualidade e a contratação de profissionais especializados, essa etapa da construção fica mais simples. Mãos à obra e sucesso nessa e em todas as obras!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: