Evento de 1 ano do E-commerce Mais Soluções Usiminas

O E-commerce Mais Soluções Usiminas acaba de completar 1 ano de atuação no digital e, além de ter lançado uma campanha de vendas exclusiva nas redes sociais (Dá o Play no Festaço), celebrou a data com um encontro de autoridades num painel digital de discussão sobre inovação e empreendedorismo, que aconteceu no dia 27/04, em Belo Horizonte, e está disponível no canal da Usiminas no Youtube.

O evento contou com uma palestra do CEO da Samba Tech – considerado um dos maiores especialistas em inovação do Brasil – Gustavo Caetano, e bate-papo entre convidados especiais. São eles: diretor executivo da Soluções Usiminas, Ascanio Merrighi; CMO da Jet-Ecommerce, Gustavo ChapChap; e o diretor da Cube House Construções em Container, Luiz Guilherme Moraes.

O tema do evento foi “Do Off ao On – Mais transformação e rentabilidade para os seus negócios” e teve como principal objetivo reforçar a atuação e evolução do 1° ano do e-commerce da Soluções Usiminas, conectando clientes, parceiros e público em potencial às novas possibilidades de inovação no mercado digital voltado para o segmento do aço.

Plataforma de vendas do aço Usiminas

Ascanio Merrighi, diretor executivo da Soluções Usiminas, abriu o painel digital com a história de lançamento da plataforma e os atuais desafios do projeto. “É muito importante dizer que não somos filhos da pandemia. O E-commerce já estava idealizado, em 2019. De lá pra cá, fomos trabalhando para operacionalizá-lo. Há um ano, efetivamente lançamos este projeto disruptivo e inovador dentro de um grupo que existe há 60 anos, e hoje estamos aqui para comemorar a transformação que estamos trazendo para milhares de pequenos e médios empreendedores”, conta.

Com muita transparência e respeito ao cliente, o diretor explicou que passaram por muitos desafios e aprendizados ao longo deste 1º ano. “Ainda não estamos atendendo todos os clientes com um nível de qualidade e satisfação que nós pretendemos. Temos muitas ambições. Entendemos que existe um potencial de destravar o consumo do aço que já existe no Brasil. O mercado brasileiro consome 100 kg de aço por habitantes/ano, ou seja, temos um potencial no País muito grande em termos de crescimento e entendemos o nosso papel dentro desse cenário

Ascanio lembra que o projeto tem um propósito muito claro: potencializar e conectar negócios ao aço da Usiminas, com ganhos em simplificação de processos para os clientes, aumento da rentabilidade e desenvolvimento de soluções reais para a vida das pessoas. “É uma oportunidade de negócio para empreendedores que não tinham como adquirir um aço da nossa empresa, que vendia em grandes quantidades. Entregamos, atualmente, peças em aço na medida para a produção de uma infinidade de soluções e segmentos do mercado. Atualmente, temos um portfólio de mais de 200 produtos em aço, como chapas, perfis, tubos, telhas e cumeeiras. E o mais interessante é que descobrimos, diariamente, negócios que nunca imaginávamos que seria possível, se não fosse a facilidade de compra dos nossos produtos”, afirma.

Segundo o diretor, o E-commerce Mais Soluções Usiminas é uma plataforma de serviço e pretendem expandir suas operações para o Brasil inteiro com a ajuda de todos os parceiros e profissionais que trabalham com o aço. “ Queremos que este projeto alcance todos os empreendedores no País, que precisam comprar o aço de forma mais ágil e simplificada. Nosso objetivo é apresentar soluções para as pessoas que nem imaginam o que o aço pode fazer por elas. Já atendemos mais de 4 mil clientes neste primeiro ano de atuação, mas queremos chegar a milhões de clientes”, completa.

Palestra Gustavo Caetano

Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, e um dos maiores especialistas em inovação no Brasil, foi a grande atração do evento de 1 ano do E-commerce Mais Soluções Usiminas. Além de reforçar os valores da plataforma, chamando atenção para o ecossistema de oportunidades que ela tem criado para muitos negócios e pessoas, ele trouxe sua visão e experiência sobre empreendedorismo e o mundo digital através de um conteúdo exclusivo.

O especialista falou por cerca de 40 minutos sobre como é importante que os empreendedores tragam a inovação para o DNA do negócio. “Inovação não tem a ver com criatividade. É a arte de simplificar e se movimentar. Não dá mais pra você ficar parado e falar que está tudo tranquilo. Temos que olhar para a tecnologia como uma aliada. É o caso da plataforma da Soluções Usiminas. Quem diria que poderíamos comprar aço com essa facilidade, agilidade e qualidade que entregam? Experimente comprar e seja um parceiro deste projeto. Não devemos temer essas mudanças. Temos que aproveitar e somar forças”, comenta.

Segundo Gustavo, a hora é agora de fazer mudanças e usou a história de Davi x Golias como metáfora para o momento. “Pela primeira vez, o pequeno passa a ter vez contra o grande, porque ele é ágil e corajoso. Um dos grandes diferenciais do pequeno é que ele sabe trabalhar onde você é ineficiente. Ele enxerga oportunidades e trabalha rápido. Nós temos que estar abertos a adotar novas tecnologias, novos modelos de negócios e novas maneiras de servir o nosso cliente”, diz.

Gustavo traz cases e números impressionantes. De acordo com o especialista em inovação,  90% das maiores empresas do mundo na década de 50 não existem mais. “Sabe qual é o problema? Ninguém sente falta delas.  Em algum momento da história, essas empresas deixaram de ser relevantes para o cliente, deixou de gerar valor. Por que a Soluções Usiminas criou o E-commerce? Porque o cliente precisa e quer comprar aço pela internet. A empresa ressignificou a compra do aço e está transformando negócios e vidas”, completa.

Dicas do especialista em inovação para empreendedores

· Diminua atritos ou aumente a experiência do seu cliente. Você pode criar uma coisa que ninguém criou no seu segmento, como é o caso do E-commerce para aço.

·  Amplie seu repertório. Olhe para outros negócios diferentes do seu segmento. Quanto mais amplo for seu repertório, maior a chance de você inovar;

·   Foco em nichos promissores. Quanto mais amplo o seu portfólio, menos valor ele tem.

 ·  Foco no cliente. Conheça de perto todos os pontos de contato com o seu negócio.

 · Pense na inovação como um processo para melhorar a vida das pessoas ou arrumar algo que está errado. Comece a se questionar o que pode fazer melhor.

 ·  Pense em 10x. Pense em fazer 10x mais rápido do que faz hoje. 10x mais barato do que faz hoje. Ou uma forma 10x maior de gerar valor para o cliente.

 ·  A gente não consegue fazer nenhuma transformação do nosso negócio sem gente. Venda um sonho. As pessoas querem trabalhar por um propósito maior. Treine as pessoas para tomarem decisões.

Gustavo Caetano conclui dizendo que estamos na era de vínculos emocionais e que precisamos pensar em redes. “O E-commerce é um projeto de ecossistema. Quanto mais gente estiver fazendo parte, mais todo mundo ganha. Pensa o seguinte. Vou juntar forças com um gigante que é a Soluções Usiminas para gerar valor ao meu cliente”, conclui.

Debate entre convidados

Após a palestra de Gustavo Caetano, os convidados se reuniram para um debate sobre as transformações que a plataforma do Mais Soluções Usiminas vem trazendo para o mercado. E foi neste momento que conhecemos a história da Cub House Construções em Container, empresa especializada na construção de projetos residenciais e comerciais utilizando container marítimo e cliente do E-commerce desde o lançamento da plataforma.

Segundo o diretor da Cube House, Luiz Guilherme Moraes, a empresa nasceu de uma demanda percebida no sul do Brasil. “As pessoas estavam buscando construções mais simplistas. A construção em container vem para trazer um dinamismo mais rápido na execução da obra, personalização aos projetos, e sustentabilidade com o reuso de materiais”, conta.

Ele contou que se surpreendeu com a entrega do E-commerce Mais soluções Usiminas. “Fiquei na dúvida sobre comprar pelo site. Achei interessante a Usiminas vender o aço de forma fracionada para clientes que não teriam como comprar grandes quantidades. Resolvi testar e, no final das contas, ganhei muito com isso”, comenta.

De acordo com Luiz Guilherme, o processo de compra é muito mais simplificado pela plataforma. “Eu consigo efetivar uma compra de forma muito simples. Antes era muito mais difícil. Não preciso me preocupar com logística, nem qualidade do aço. O material não tem diferença de uma compra para outra. Com certeza, ganhei muito mais desta forma” conclui.  

Quer assistir na íntegra o evento de 1 ano do E-commerce? Acesse: https://youtu.be/xcFTTChI9NY 

Sobre o E-commerce Mais Soluções Usiminas

Navegando pelo site do E-commerce Mais Soluções Usiminas, você terá acesso a informações sobre o nosso portfólio de produtos para o seu projeto, com preços, medidas e espessuras, além da praticidade de comprar de forma rápida e ágil pelo computador ou celular, sem quantidade mínima.

Nossa plataforma de vendas é moderna, dinâmica e de fácil entendimento. Tudo para facilitar sua navegação e compra dos materiais.

Visite nosso site e confira as novidades.

Siga também nossas redes sociais, todos os dias publicamos conteúdos e oportunidades para você aproveitar.

Instagram: @maissolucoesusiminas

Facebook: Mais Soluções Usiminas

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email