O aço como material sustentável na construção civil

Você sabia que a indústria da construção civil tem grande relevância na geração de resíduos no planeta? Logo, o desenvolvimento sustentável é um assunto de extrema importância nesse setor. Visto que é necessário contar novas alternativas de material sustentável na construção civil. 

O aço contribui com o meio ambiente se bem utilizado na construção civil. Até porque, é um material de alto potencial de reciclagem, sem perda de qualidade.

Sabendo disso, selecionamos os principais motivos de contar com o aço como material sustentável na construção civil. Veja a seguir cada um dos pontos.

Vantagens de utilizar o aço como material sustentável na construção civil

 

Para ter ideia, o setor de construção civil é responsável por cerca de 15 a 50% do consumo dos recursos naturais extraídos. Sem falar que, segundo especialistas, a cada três prédios construídos, um poderia ser feito com todo o entulho gerado.

  • Redução do entulho

Para muitos profissionais da construção civil, preencher grandes caçambas de entulho é parte indissociável de uma obra. Contudo, essa já não é a realidade de muitas obras que seguem o formato Steel Frame.

O Steel Frame é um sistema de construções em quadros de aço leve. Esse sistema de construção tem como base o aço para a estruturar grande parte da obra, evitando o uso da alvenaria. 

Desse modo, além do projeto se tornar muito mais leve, há uma enorme redução na produção de entulho. Até porque, a geração de entulho nesse formato fica em torno de 1%, enquanto obras tradicionais chegam facilmente a 25%.

  • Alta durabilidade e reciclagem

O aço é um material 100% reciclável e, além disso, ele pode ser reciclado inúmeras vezes, sem alterar suas propriedades. Então, ainda que haja sobras na construção, o material não irá para o descarte, mas para as estações de reciclagem. 

Além disso, a sua durabilidade do aço é um fator determinante na construção civil, sendo equiparado às estruturas de alvenaria. Uma vez que as estruturas compostas de aço galvanizado, que lhe confere vida útil superior a 300 anos. 

  • Economia de recursos

Outra vantagem importante é quanto à economia de recursos. Obras que seguem a metodologia Steel Frame, por exemplo, são consideradas mais baratas, rápidas mesmo consumindo muito menos recursos. 

Para demonstrar o quanto isso é significativo, esse tipo de obra é considerado uma obra seca, por quase não utilizar água. Afinal, o sistema construtivo Steel Frame utiliza água somente no concreto da fundação e na limpeza de ferramentas. O que representa menos de 1% de toda a água consumida em uma construção convencional de mesmo porte.

Além, é claro, de ser uma obra mais ágil. Pois, a fixação do aço é mais rápida do que a estruturação das obras convencionais. Uma vez que, esse sistema de construção dispensa grande parte do trabalho de preparação e utilização de argamassa.

📖 Veja também: o que é o engradamento metálico.

Agora que você sabe da importância do aço como material sustentável na construção civil, opte pelo melhor na sua obra. Até porque, se há alternativas mais responsáveis, econômicas e ágeis, por que não considerá-las? Inscreva-se na nossa newsletter para acompanhar mais informações relevantes sobre o aço e fique por dentro das novidades. Até o próximo artigo!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: