Fim do desperdício de tempo e dinheiro no processo de soldagem

Trabalha em uma serralharia e precisa melhorar o seu processo de soldagem, tornado-se mais ágil para atender mais clientes e, ao mesmo tempo, evitar o desperdício de insumos? Temos algumas dicas para você.

Produzir mais, gastando menos é um objetivo comum entre soldadores. Por isso, alternar entre os vários processos de soldagem é uma estratégia bastante utilizada. Entretanto, como ter a certeza de qual deles é o melhor para o tipo de trabalho que você desenvolve? Confira neste post!

Processos de soldagem

Inúmeros são os processos de soldagem, mas alguns são mais populares e merecem destaque. Basta comparar as vantagens e desvantagens de cada um deles para começar a perceber qual é o modelo de trabalho ideal para você. 

TIG

O TIG é um processo de soldagem que requer grande habilidade da parte do soldador. Então, caso você não tenha tanta experiência assim, talvez, esse acabe lhe atrasando ainda mais com a entrega dos pedidos. 

Ainda, a indicação do uso dessa solda é para materiais não ferrosos, como o alumínio, no caso do uso da corrente alternada. Em sua versão de corrente contínua, pode ser aplicada no aço inoxidável, aço carbono e demais materiais de ferro.

Apesar de oferecer uma capacidade menor de produção, a qualidade dessa solda é superior às demais. O TIG é ideal para soldar tanques alimentícios, químicos ou farmacêuticos, por oferecer uma solda sem falhas e impenetrável pelas bactérias. Logo, para projetos mais simples, vale a pena tentar outra alternativa.

MIG/MAG

Um tipo comum para soldas nas serralherias e, até mesmo, em casa é o MIG/MAG. Nesse caso, a liga é feita com arame de soldagem, sendo o mais fácil e ágil entre os processos. 

processo de soldagem

O processo é apropriado para a soldagem em geral, especificamente para preenchimento  de eixos de ônibus, empilhadeiras e, claro, para a tradicional fabricação de estruturas metálicas mais comuns, como escadas, portões, grades, treliças e até na manutenção de tratores.

Além disso, a MIG/MAG é de fácil operação e baixo custo, mas apresenta algumas desvantagens, como uma manutenção mais trabalhosa, muitos respingos durante a soldagem e altas chances de porosidade no cordão de solda. Ainda assim, vale muito a pena.

Eletrodo revestido 

A soldagem com eletrodo revestido é feita a partir do calor emitido pelo arco elétrico que fica, exatamente, na ponta de um eletrodo metálico revestido. Assim, esse calor é o responsável por fundir o metal, o interior do eletrodo e o seu revestimento de fluxo.

processo de soldagem

Trata-se do tipo de soldagem mais tradicional na fabricação industrial e construção de estruturas de aço, justamente por ser bastante prático e econômico, sendo uma boa opção para o aço inoxidável.

Além disso, é um processo de bom custo-benefício, mas que proporciona baixa produtividade, necessitando de cuidados especiais com os eletrodos. Para decidir se essa é uma boa opção para o seu negócio na serralheria, basta colocar no papel se o uso de outro processo, mais caro, porém, mais veloz, compensará com o aumento das suas entregas. 

Economize tempo e dinheiro

Acredite se quiser, o melhor modo de aproveitar ao máximo o seu tempo e dinheiro é mantendo em dia a manutenção e conservação dos seus instrumentos de trabalho, mesmo que isso gere gastos a mais no fim do mês. 

Afinal, ter sua operação interrompida a todo momento por falha dos instrumentos causará atraso na entrega dos pedidos e, possivelmente, uma má qualidade na soldagem dos materiais.

Portanto, mantenha-se empenhado em melhorar continuamente o seu processo de soldagem. Ser o melhor naquilo que você faz, atualizando-se com novos cursos, por exemplo, garantirá uma gama ainda maior de clientes e a fidelidade de quem já utiliza os seus serviços.

Mas esteja sempre atento ao seu estoque! Não permita que seu trabalho pare por falta de insumos, muito menos fique à mercê de fornecedores que têm grande atraso na entrega dos seus materiais. Procure por parceiros em sua região e, preferencialmente, com entrega em até 24 horas, como a da Soluções Usiminas.

Caso tenha gostado das nossas dicas sobre processo de soldagem e como aprimorá-lo, em nosso blog há muito mais, inclusive, tem um espaço dedicado inteiramente ao serralheiro. Não deixe de conhecer!

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: