Escolha a fechadura ideal para o seu tipo de portão

Assim como todo portão precisa de uma fechadura, também é necessário saber escolher bem o modelo certo para cada portão. Isso porque, são diversos os tipos de fechaduras disponíveis no mercado. Além disso, não se deve considerar apenas a estética da fechadura, até porque esse também é um importante dispositivo de segurança.

Desse modo, considerando a importância desse item, selecionamos para você os principais tipos de fechadura para instalar no seu portão. Para facilitar a didática, dividimos os tipos de fechaduras em 5. Conheça-os a seguir e faça uma ótima escolha.

Principais tipos de fechaduras para portão

1. Fechadura elétrica

Com abertura à distância, essa fechadura ao abrir, emite o som de um discreto estalo, bem característico. Sua instalação pode ser feita tanto em portões de metal ou de madeira, com abertura para a direita ou esquerda.

A espessura do portão pode variar bastante, afinal essa fechadura pode ser instalada em portões de 35 a 75 mm. Vale destacar, ainda, que essa fechadura possui memória mecânica e proporciona uma abertura suave.

2. Fechadura solenóide

Perfeita para quem quer um portão que se feche automaticamente, a fechadura solenóide é muito prática. Pois, com o temporizador de travamento integrado, você ajusta o tempo de trava, movendo a chave de seleção para a posição desejada.

Em portas de madeira e de aço, ela fica embutida, tornando-a bem discreta. Já em portas de vidro, geralmente ela fica sobreposta. A sua abertura é silenciosa, se comparada a modalidade anterior.

Quanto a sua instalação, ela pode ser feita na vertical ou horizontal. Inclusive esse tipo de fechadura costuma ser compatível com toda a linha de controladores de acesso, porteiros e videoporteiros. O que, por sua vez, garante muito mais comodidade, praticidade e segurança.

3. Fechadura de eletroímã

Acionada por meio de força eletromagnética, essa fechadura possui algumas semelhanças das duas citadas anteriormente. Isso porque ela também permite ser destrancada remotamente por diferentes tipos de controladores de acesso.

Sua instalação pode ser feita em portões de vidro, de madeira, alumínio e aço, deslizantes ou não. E como não possui muito atrito de engrenagens mecânicas, tem uma excelente durabilidade para servir um alto fluxo de pessoas.

4. Fechadura digital

Eficientes na segurança do acesso às residências e estabelecimentos comerciais, a fechadura digital também é instalada rapidamente. Além disso, não requer a necessidade de obras ou grandes adequações.

Seu funcionamento ocorre por meio da leitura de chaves como os cartões digitais, biometria ou senhas numéricas. No entanto, seja qual for a chave, somente as pessoas autorizadas têm acesso.

Além disso, essas fechaduras possuem uma manutenção simples, embora os problemas com seu funcionamento sejam bem raros.

📖 Conheça também: as vantagens de se ter um portão de aço.

5. Fechadura mecânica e manual

Por fim, essas fechaduras são as mais baratas, porém, pouco ágeis e práticas. Todavia, elas também são seguras, sendo tão resistentes quanto as já citadas anteriormente.

Desse modo, agora que você conheceu as principais fechadura, faça uma excelente escolha. Lembre-se de que o objetivo é impedir com que pessoas mal intencionadas consigam acessar o interior. Contudo, isso também não te impede de investir em uma fechadura prática e confortável. Logo, veja qual é a mais compatível com os seus objetivos.

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: