Aço ou ferro: qual material é mais indicado para a construção civil?

aço ou ferro

Uma dúvida comum na hora de comprar o material para a sua construção, qual é o mais indicado, o aço ou o ferro? Existe diferença entre eles?

Saber a diferença entre os dois tipos de materiais possui uma importância grande na hora de construir ou reformar e, mesmo muitas pessoas achando que eles podem ser a mesma coisa, existem muitas diferenças entre o ferro e o aço. Vamos listar algumas delas, começando pelas mais básicas: 

Principais diferenças entre o aço e o ferro

  • O ferro é o metal puro, sem tratamentos específicos
  • O aço é a mistura do ferro puro com o carbono, aumentando assim sua resistência

Por ser uma matéria prima, é válido lembrar que a resistência e a durabilidade do ferro não são tão boas quanto a do aço e o seu valor na hora da compra é maior. Por isso, na construção civil normalmente o material mais utilizado e indicado é o aço

Porém as diferenças entre os dois materiais não são só estas. Quando olhamos para as composições de cada um, vemos que o ferro, aliado ao níquel, é o principal material que compõem o núcleo do nosso planeta. Ainda tem a característica de ser maleável e tenaz, por este motivo é utilizado para vários fins, como a fabricação de automóveis e navios.

Já o aço, como dito anteriormente, é uma liga metálica entre o ferro e carbono, utilizado para projetos que necessitam de uma maior resistência, como a construção civil. Ele pode ser do tipo aço-carbono, aço inoxidável, ARBL, entre outros. No final o que diferencia um do outro é exatamente a sua dureza e a resistência.

Porque escolher o aço na hora de construir?

  • Maior resistência
  • Menor custo
  • Maior maleabilidade
  • Maior durabilidade
  • Maior possibilidade de ser utilizado

Para o aço existir, podemos afirmar que o ferro está presente em boa parte de sua composição, mas quando pensamos na construção civil, não é ideal utilizá-lo puro. Neste caso, o aço é o material mais recomendado. Outro ponto que merece destaque está no fato do aço ser mais fácil de ser reciclado, manuseado e limpo, o tornando a escolha certa. 

Onde posso encontrar o melhor aço para a minha construção civil?

O e-commerce Mais Soluções Usiminas possui aços para quem vai expô-los ao tempo e são ideais para a construção civil. Com maior resistência devido a uma camada extra de zinco que é aplicada sobre a sua superfície, os aços galvanizados são ideais para este tipo de utilização.

Acesse o nosso e-commerce e conheça todos os tipos de materiais em aço, com a qualidade já reconhecida no mercado, que nós produzimos. 

Susi
Susi

Olá, eu sou a Susi, atendente virtual da plataforma de vendas da Soluções Usiminas. Sou expert em aço e vou ensinar tudo o que aprendi pra vocês.

Compartilhe nas redes sociais: